As várias faces dos tower defense

poki

É simplesmente impossível não conhecer alguém que joga League of Legends em 2015. Ele pode ser descrito como um jogo de ação, um RPG cooperativo, mas em sua essência, LoL, Dota 2, Heroes of the Storm e muitos outros têm inseridos o gênero Tower Defense, como objetivo final alcançar as torres inimigas e destruir seu núcleo. A primeira versão do Defense of the Ancients pegava os modelos de Warcraft para montar justamente uma estrutura conjunta entre Real Time Strategy, ação e TD.

Dois jogos que também fazem muito bem essa releitura são Dungeon Defenders e Orcs Must Die!. Sem um PvP muito significante, ambos se aproximam bem da base do gênero, só que aprimorando o combate contra as hordas de inimigos colocando personagens jogáveis, tanto para instalar as armadilhas quanto para brigar corpo a corpo. As duas estão se renovando, com Dungeon Defenders 2 já em early access no Steam e Orcs Must Die! Unchained se preparando para chegar no mercado em 2016.

Mesmo com muitas variações e adaptações, alguns games preferem seguir com o básico: torres vs inimigos, ou mais especificamente Plants vs Zombies. O combate entre zumbis e plantas foi um dos maiores hits da PopCap apesar de seguir com poucos desvios a trilha dos Tower Defenses: a luta é franca, linear e totalmente vegana. O divertido Swords and Soldiers também faz parte dessa vertente, e traz uma jogabilidade toda sidescroller ao gênero, além de pesar também para o combate corpo a corpo, utilizando tropas ao invés de grandes construções para defender e atacar.

E por fim regredimos para o core dos Tower Defenses, sendo Bloons Tower Defense 5 um ótimo exemplo destes. As torres dão lugar a macaquinhos-ninja, que devem ser posicionados num trajeto para estourarem balões que tentam chegar na vila dos macacos para explodi-la. Ok, não deve ser exatamente esse o enredo, mas é o mais divertido de se pensar nessa situação. Os tipos de macaco são os clássicos: o básico, o que ataca em círculo, o de longo alcance e assim por diante. Como de praxe, ele fica hospedado na Poki e é gratuito, seguindo as regras dos TD clássicos. Só falta uma versão para iPad.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão (@luigilol).

  • Kinder

    um dos melhores textos do blog!
    parabens