Estúdios brasileiros Behold e JoyMasher se garantem no crowdfunding

Foi-se o tempo no qual estúdio brasileiro de games só conseguia fazer jogos para mobile: Knights of Pen & Paper, Oniken, Dungeonland e Out There Somewhere são só alguns exemplos que mostram que nosso lugar é sim no Steam junto com os peixes grandes dos EUA. Outra prova disso é a recente investida com sucesso de dois desses estúdios, a JoyMasher e a Behold, no crowdfunding com dois novos títulos.

O primeiro a aparecer foi Odallus: The Dark Call, um novo projeto da JoyMasher que pretende juntar o espírito de Castlevania com exploração de cenários e mapas não-lineares. A intenção de colocá-lo no IndieGoGo era receber uma pequena ajuda financeira, já que eles tinham a intenção de lançar o game na metade de 2014 do mesmo jeito, e os 5 mil dólares foram alcançados faltando ainda 25 dias para terminar.

Ainda restam 16 dias para o fim do pedido, então dá tempo para baixar a demo – duração de 30 a 50 minutos -, construir uma opinião sobre ela e doar um pouco para os caras. Mesmo com o valor inicial ultrapassado, novas funcionalidades serão adicionadas caso a campanha alcance determinados valores, como um sexto nível ao chegar nos U$9.000.

Por mais que ambos estejam buscando o crowdfounding, a Behold foi a um outro patamar com Chroma Squad. Aproveitando a fama que Knights of Pen and Paper obteve, a desenvolvedora colocou um pedido de 55 mil dólares para terminar seu novo jogo. Com metade do tempo passado, ela senta hoje nos 54 mil, faltando muito pouco para alcançar a primeira meta.

Isso se deve pois a ideia é genial. O jogador aqui é o gerente de um grupo de dublês que se cansaram de só apanhar nos sets e decidiram criar seu próprio estúdio para gravar programas à la Power Rangers. Não só será preciso contratar atores e trabalhar no marketing como também pegar os Rangers, escolher roupas e habilidades e usá-los em batalhas de estratégia por turnos.

Não dá para não imaginar essa cena como um FFT misturado com GameDevStory, e isso é mais do que o suficiente para se fazer um bom jogo. Ainda restam 18 dias para o fim da campanha, tomara que isso seja suficiente para liberar os episódios extras que estão prometidos ao chegar em 80k.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão (@luigilol).