Times brasileiros e estrangeiros são premiados no BIG Festival

O Brazilian Internacional Game Festival pode não ter tido a mesma dimensão que uma BGS da vida, mas além de uma boa oportunidade para o público conhecer um pouco do cenário indie brasileiro, o evento deu um ótimo espaço para os desenvolvedores mostrarem do que são capazes, e serem recompensados por isso.

Na sexta feira aconteceu a premiação dos melhores games do BIG, com dez categorias diferentes disputada por indie games nacionais e internacionais. A primeira a ter seu ganhador revelado foi a de Melhor jogo da Demonight, uma noite em que desenvolvedores apresentaram seus protótipos para o mercado, com o prêmio indo para XH2O, da brasileira Petit Fabrik.

O segundo prêmio também pertencia a uma categoria diferente das habituais, a de melhor jogo da Dev Island, o game jam que aconteceu por lá. Foram quatro estúdios grandes disputando o melhor jogo produzido em 24h, mas quem levou foi o Catavento Games com Pro Gamer: The Game. Estavam na briga Fire Horse, Behold Studios e Miniboss, este último que conseguiu o prêmio de Revelação Brasil com Out There Somewhere.

Este evento me deu a oportunidade de conhecer duas pessoas: os membros do Taw Studio, conhecido por aquela polêmica com Mr. Bree: Returning Home, e a Associate Producer da Minority. O primeiro estúdio conquistou o prêmio de Melhor Jogo Online com Jelly Escape, enquanto Talita Goldstein vai levar para o Canadá, casa da Minority, os troféus de Melhor Jogo por Voto Popular e Melhor Narrativa pelo famoso Papo & Yo de Playstation 3.

Outros três jogos produzidos fora do Brasil levarão seus prêmios embora: Wonderputt como Melhor Arte, Tiny & Big por Melhor Gameplay e Unmechanical, o vencedor de Melhor Sound Design e do grande prêmio de Melhor Jogo, que pagou sozinho 30 mil reais. Uma pena esse título não ter ido para a Minority, que pretendia doar todo o valor para a ONG Jogos pela Educação.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.