São Paulo cedia evento de indie games no final de novembro

Quem esperava descansar um pouco depois dos quatro dias incríveis de BGS 2012 pode levantar o corpo da cadeira que antes do fim do mundo ainda teremos um evento de games no país. Seguindo os moldes da IGF lá dos EUA, a empresa brasileira Game, o Museu de Imagem e Som de São Paulo e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado se juntaram para organizar o primeiro evento internacional de indie games do país, o Brazilian International Games Festival.

Serão dez dias de exposição, entre 22 de novembro e 2 de dezembro, com uma programação para todos os gostos. Jogos independentes nacionais e internacionais escolhidos por um juri estarão disponíveis para teste e voto em oito categorias, com o mais votado de cada uma ganhando prêmios de até 30 mil reais.

Seguindo com o cenário indie, entre os dias 24 e 25 acontece um game jam chamado Dev Island, onde desenvolvedores ficaram isolados por 24h para criar um jogo seguindo um tema dado. Outro destaque é o DemoNight, noite reservada para desenvolvedores apresentarem seus projetos finalizados ou não para uma plateia especializada.

Workshops sobre as profissões no mundo dos games, os jogos como forma de expressão e como ferramenta de educação serão apresentados por lá nos dias 28 e 29. Uma série de palestras com profissionais internacionais do mercado, como o CEO  da Paradox e o gerente senior da Chillingo, vão tomar conta do evento nos dias 28 e 30 de novembro, recebendo até um nome especial, o BIG Business Forum.

A atração mais diferente de todas é um workshop de jogos de tabuleiro para crianças entre 6 e 12 anos, onde elas basicamente vão aprender a fazer um jogo de tabuleiro e, depois de pronto, levá-lo pra casa. Toda a programação pode ser vista aqui, e o melhor de tudo é que a entrada é franca para todos os dias de BIG. Uma boa oportunidade para o pessoal levar a família para conhecer um pouco mais dos games fora daquele ciclo “PES-Call of Duty-Mortal Kombat”.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão (@luigilol).