20 anos, 3 escolhas: água, fogo ou planta?

starters2

Resta apenas um dia para o aniversário de uma das séries mais duradouras dos games, no dia 27 de fevereiro. Nos últimos 20 anos, Pokémon já passou por todo tipo de mídia e mercado existente, do entertenimento ao varejo, e até ao ramo de restaurantes. Ainda assim, os videogames continuam sendo o grande palco dos monstrinhos, que além da estreia nos celulares com Pokémon Go! e da nova fase com Sun e Moon, estão voltando ao 3DS com as versões originais Red, Blue, Yellow e Green (essa somente no Japão).

Essas versões introduziram uma das questões mais complicadas do mundo, atrás apenas de “quanto é seis vezes nove?”. Cada pessoa tem o seu método para escolher um pokémon inicial, seja pela sua função, pelo seu tipo ou pela sua beleza, mas hoje vamos direto a ponto: qual é melhor, Bulbasauro, Charmander ou Squirtle?

 

Não existe uma razão sequer que justifique a escolha do Charmander como inicial. Não só o treino de um pokémon de fogo é muito dificultado pela quantidade de inimigos de água e pedra pelo percurso, como metade dos ginásios e da liga têm alguma vantagem sobre Charizard. Se Dragon Rage não desse tão pouco dano, ele até poderia ser cotado como um trunfo contra Lance, mas quero ver acertar 40 num Dragonite e sobreviver mais uma rodada para contar história. E eu já falei dos perrengues no oceano e na Victory Road?

 

Bulbassauro é a Miss Venezuela da primeira geração. Seu início de jogo é um passeio: dois ginásios favoráveis, uma dungeon cheia de monstros que tomam super effective e um terceiro que não dá dano nele. É ai que Erika e Koga entram na vida do bichinho de planta para destruí-la. Erika ainda é boazinha tendo apenas Poison Powder de nocivo, mas os Sludges do quinto líder de ginásio são brutais, sem contar a porrada que é a luta contra Blaine.

O grande defeito do Bulbassauro são seus golpes exclusivamente do tipo Normal e Planta, deixando-o extremamente limitado. Ainda que ele não tenha um trajeto tão ruim contra os membros da liga, principalmente Bruno, não dá para depender de Solar Beam e Razor Leaf.

Não é a toa que Squirtle tinha seu próprio esquadrão. A dominância que ele tem sobre os obstáculos do jogo é exemplar, surrando quatro ginásios e tendo apenas uma desvantagem durante o jogo todo, contra o Surge em Vermilion. O ginásio de Planta e o duelo contra o Lance seriam preocupantes se não fosse pela possibilidade de aprender Blizzard e Ice Beam, que convenientemente fica disponível para compra em Celadon, cidade de Erika.

Na Victory Road ele passeia, Articuno, Zapdos e Moltres são fichinha utilizando os TMs certos, Kanto é seu playground. É bom a Misty ficar esperta, porque podendo aprender Earthquake, Blizzard, Surf e Body Slam, logo logo um Blastoise sozinho toma seu lugar no ginásio.

Esse é um texto parcialmente humorístico. Todos sabem que Charmander é rei e os outros dois são medíocres. A não ser que seu Squirtle use óculos escuros.

Imagem por Amastroph

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.