Cinco dicas para tocar um blog de games

blog games

Sempre que estou sem fazer nada pela internet saio por ai procurando blogs pequenos de games pra dar uma lida, no intuito de talvez encontrar alguém pra equipe do PlayerTwo. Por mais que tenha uma porrada de gente escrevendo sobre o assunto, é bem raro conseguir algum resultado por este método, tanto que o único que consegui angariar até hoje foi o André. Existem casos em que entro em contato com uma pessoa e ela não pode se dedicar a dois blogs, mas é muito mais comum me deparar com casos de escrita ruim ou de plágio.

O post de hoje é direcionado para esses dois últimos casos, assim como para quem está começando a se aventurar pelo WordPress e pelo Blogger. São cinco dicas para cuidar bem de uma página, desde um modo de melhorar na escrita até como não ficar com o “nome sujo”, escritas por alguém que já está há mais de seis anos brincando de escrever sobre jogo.

1 – Não copie

Essa é a primeira coisa que você precisa ter em mente para criar um blog, seja lá qual for o assunto. Copiar texto dos outros é completamente antiético e vai deixar uma marca negativa para qualquer um que pegar uma linha do texto e pesquisá-la no google para achar que o autor original é outro. O blog já está criado, coloque as ideias para funcionar e escreva por si mesmo, oras.

2 – Use a liberdade a seu favor

Um ano e meio após o PlayerTwo ser aberto, em um evento qualquer de games, um amigo jornalista deu provavelmente o melhor conselho que tive para seguir escrevendo: você não tem um chefe para falar o que fazer, então faça isso valer (não exatamente nessas palavras). Já existe um monte de blog igual por ai, tente inovar, buscar assuntos não-habituais, ter uma identidade ao escrever. Resumindo, está cheio de robô que traduz notícia pela internet, mostre que você é muito melhor que isso!

3 – Não se desespere com visitações

Visitação é um negócio complicado. Por um lado temos os sites de hardnews, que postam notícias diariamente a torto e a direito, com um número absurdo de viewers. Do outro temos os blogs de opinião como o P2, que tem maior interesse de falar sobre o que eles gostam e pensam do que de imagens de Imagine Petz 3DS, mas que normalmente não compartilham nem metade dos simpatizantes que o anterior tem.

Claramente seguimos aqui o segundo caminho, e depois de um tempo escrevendo e me chateando por poucas visitas eu simplesmente desencanei disso. Percebi que ter alguém do “alto escalão” conversando comigo e lendo o que faço pesa muito mais que centenas de pessoas que mal sabem meu nome.

4 – Não só jogue, leia

Para manter um blog sobre videogames não é necessário ficar com o joystick na mão por 12 horas ao dia, e mesmo se tiver todo esse tempo livre, não o faça. Para se tornar um gamer profissional é preciso jogar muito, sim, mas para ser um bom “escritor” o que pesa, além de conhecer sobre o assunto, é saber como transmitir sua opinião. Pegue alguns sites brasileiros e estrangeiros que você admira e veja como eles escrevem e a construção dos textos, principalmente para posts longos como reviews. Só esse pequeno exercício (e escrever bastante, óbvio) já ajuda bastante a desenvolver a escrita e um senso crítico maior numa pessoa.

Bônus: Saber onde colocar vírgulas também é muito importante, e é bem difícil encontrar alguém que saiba usá-las. Bora ter umas aulas de gramática, galera.

5 – Vá as redes sociais e converse com outros blogueiros

O único jeito de aumentar a visibilidade de um site é fazendo propaganda dele, e não espere que o boca a boca de seus amigos traga um público muito grande para te ler. Twitter e Facebook são excelentes redes sociais para entrar em contato direto com gente nova, use ambas, com moderação.

Outro modo de publicidade é conversar com pessoas que também escrevem sobre assuntos parecidos e ambos trocarem links. Esse assunto entra bastante na questão de page rank e coisas do tipo, mas sem ser muito profundo, trocar links é um jeito fácil de disseminar seu blog por um lugar que a chance das pessoas gostarem do seu conteúdo é alta. Além disso, é sempre bom trocar experiência e fazer amizade com pessoas de gostos semelhantes aos seus.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.

  • parabéns pelo post

  • mczanetti

    Vou usar bastante a dica 4 pra montar meu novo blog. Obrigado. Não, pera…