Competindo em Pokémon #1 – Base Stats, Natures, Abilities e Types

pokemontop

De todos melhoramentos que Pokémon X/Y trouxe à franquia, a mais importante foi a simplificação do treinamento competitivo. Por mais que o movimento diagonal tenha sido importante e a mudança na câmera bem grande, facilitar o treinamento “profissional” era necessário.

Para muitos o parágrafo anterior pode parecer estranho, mas desde a primeira geração o treinamento correto de um pokémon não é apenas derrotar tudo que vier pela frente até alcançar nível 100. Existe toda uma matemática e um modo especial para fazê-lo chegar ao seu ápice, além de diferentes estratégias que podem mudar o jeito que ele é criado e treinado. O metagame de Pokémon é extremamente vasto, e já passou da hora de falar sobre ele no blog.

Durante as próximas semanas essa série de post vai abordar todo o competitivo do jogo, passando pelo mais básico, por conceitos mais complicados, métodos trabalhosos e um pouco da terminologia do game, sempre colocando links relacionados ao texto no final dele. A intenção aqui é ter um guia mais ou menos simplificado em português para que qualquer um que tenha vontade consiga ingressar no competitivo, ou só fazer um time para dar um pau nos amiguinhos que não manjam nada.

Para evoluir o poder de um pokémon ao máximo é preciso unir um total de seis conceitos: Base Stats, Type, Nature, Ability, Effort Values (EV) e Individual Values (IV). Hoje vão ser abordados os quatro primeiros, os mais simples deles, já que EVs e IVs precisam de uma dedicação maior para falar sobre.

Como todos devem saber, todos os pokémons possuem os seis stats (atributos) HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed (sempre nessa ordem), assim como é um pouco claro que dois da mesma espécie, no mesmo nível e com nenhum treino possuem todos os stats iguais. Isso se deve porque cada espécie possui um número de 1 a 255 que rege cada um de seus stats, tais números chamados Base Stats.

Sempre mantendo a ideia de um pokémon neutro e sem treino algum, o quanto que ele terá em cada stat no nível 100 é determinado pelos seus Base Stats – mais especificamente por 5 mais o dobro dos BS para Atk, Def, SpA, SpD e Speed, e por 110 mais o dobro do BS para HP.  Usando a Blissey como exemplo, ela tem o máximo BS de HP que é 255, enquanto tem 10 de Atk e de Def, extremamente baixos. Seus BS são 255/10/10/75/135/55, então no nível 100 ela terá 620/25/25/155/275/115. Enquanto isso, Celebi possui Base Stats de 100/100/100/100/100/100, então seu HP será de 310 no nível máximo e todos os outros atributos serão 205.

É importante dizer na explicação de Base Stats que o pokémon é neutro e sem treino porque existem diversos multiplicadores que se aplicam aos stats antes que sua força total seja calculada, o primeiro deles sendo a Nature. Existem 25 diferentes e cada pokémon tem a sua sorteada aleatoriamente no momento de seu encontro se ele for selvagem, quando seu ovo é recebido ou quando um NPC o entrega ao jogador. A função da Nature é aumentar um stat em 10% e diminuir outro em 10%, podendo ser até o mesmo, como pode ser visto na imagem abaixo. Vale dizer que elas não afetam HP.

PokemonNaturesChart

A estratégia aqui é tentar aumentar um atributo que o monstrinho necessite em detrimento de outro que ele não vá usar. Pegando de novo a Blissey como exemplo, ela é muito usada para resistir a ataques especiais por ter altos números de HP e SpD, então é preciso pegar uma Nature que aumente mais sua SpD já que o HP não pode ser influenciado por ela. Como seu propósito é aguentar porrada e a maioria de seus golpes bons usa SpA para o cálculo, a melhor escolha é uma Blissey Calm, que tem 10% a mais de SpD (302) e menos 10% em ataque (22), que ela não usaria para nada mesmo.

Ficar fazendo dezenas de ovos até conseguir uma Nature que agrade seria trabalhoso demais, então foram introduzidos no passado dois modos de acelerar a obtenção da necessária. Quando se está breedando (cruzando pokémons), se um dos pais está segurando o item Everstone, seu filho tem 50% de chance de nascer com a mesma Nature. Outro jeito de fazer esse controle é na selva, quando se está caçando, deixar como líder algum que tenha Synchronize como sua Ability, o que coloca a chance do pokémon encontrado ter a mesma Nature do líder em 50%.

Uma Ability é como se fosse uma habilidade passiva do monsto, que é aplicada segundo sua descrição. Existe um total de 189 Abilities diferentes, e cada espécie tem até duas delas e mais uma secreta pré-determinadas, e elas funcionam assim: quando um monstro é encontrado há 50% de chance dele ter sua primeira e 50% dele ter a segunda passiva. Se ele tiver apenas uma, será sempre essa.

Quando ocorre uma evolução, o slot sempre será mantido, ou seja, se o pokémon tem sua primeira Ability, sua evolução terá a primeira também. Se antes de evoluir ele tiver apenas uma, e depois disso tiver duas opções de passiva, a chance de pegar uma das duas é 50/50. No breeding, existe 80% da mãe passar sua Ability para o filho se não estiver cruzando com um Ditto, senão é 50/50.

A passiva secreta, chamada Hidden Ability, só pode ser obtida completando algum pré-requisito, com todos eles detalhados no final do post. Ela também possui regras especiais para breeding, nas quais a chance da mãe passar a secreta ao filho é de 60%, e 20/20 para as outras básicas. Pokémons machos e sem gênero também podem passar a hidden ability adiante, mas só se tiverem cruzando com Ditto.

Voltando ao nosso exemplo, a wall já teve seus Base Stats apresentados e a natureza Calm selecionada, então é hora de pegar a Ability. O primeiro slot é Natural Cure, o segundo é Serene Grace e a secreta é Healer, e o alvo será Natural Cure pela sua propriedade de se livrar de qualquer status negativo ao voltar ao banco. O que deve ser feito então é apenas procurar uma Chansey para capturar que tenha Natural Cure, e como só existem fêmeas, torcer para dar sorte na hora de breedar com Dittos para conseguir o máximo possível de Happinies com essa habilidade.

blissssss

Blissey continua sendo usada como um exemplo pois ela é realmente utilizada no competitivo pelo alto HP e SpD e por Natural Cure, mas também por ser de Normal Type, um dos Types mais versáteis que existem para um pokémon resistente, ou wall. Cada Type apresenta fraquezas e vantagens sobre outros, podendo variar de um receber dano nenhum de algum golpe (Normal Types como a Blissey não recebem dano de ataques Ghost), ou tomar o dobro de dano (Normal recebem o dobro de dano por golpes do tipo Fighting).

O caso dela é bem simples por ela ser de apenas um Type, mas há muitos monstros que são de dois tipos distintos, dificultando bastante lembrar quais golpes são bons e quais são ruins contra estes, então no final do post estará linkada uma página com todas as fraquezas de pokémons Dual-Type. Lembrando que os multiplicadores dependem apenas do tipo do pokémon defensor e do tipo do ataque lançado, o tipo do pokémon atacante não influencia em nada.

Com o final das explicações, é possível fazer um mini-dossiê sobre a Blissey. Seus stats básicos são 255/10/10/75/135/55, então no nível 100 ela terá 620/25/25/155/275/115. Como foi escolhida a Nature Calm, sua Special Defense sobe em 10% e seu Attack cai 10%, ficando 620/22/25/155/302/115. Sua Ability será Natural Cure para apagar status negativos ao ser trocada, e seu Normal Type consegue se livrar completamente de golpes do tipo Ghost, mas tomar o dobro de golpes Fighting.

Links importantes:

  • Pokédex do site Serebii: Ao selecionar um dos 718 pokémon, é possível ver seus Base Stats, Abilities, Types, fraquezas e muito mais – Serebii.net
  • Smogon: Veja Base Stats, Abilities e Types de cada pokémon até a geração V (B2/W2) – Smogon
  • Type chart da Bulbapedia: Vantagens e desvantagens de cada tipo de pokémon de apenas um Type – Bulbapedia
  • Dual-Type chart: Tabelas iguais a anterior, mas agora incluindo pokémons dual-type – Pokémon Database

Como encontrar um pokémon com Hidden Ability:

  • Obtendo-o pelo Pokémon Global Link ou Pokémon Dream Radar;
  • Encontrando-o em uma Hidden Grotto (B2/W2);
  • Conseguindo por evento, se o evento esclarece que possui a Hidden Ability;
  • Os cinco Darmanitan no Desert Resort e a Musharna que aparece todas as sexta no Dreamyard possuem Hidden Abilities;
  • Há uma chance de pokémons em Hordas terem a passiva secreta;
  • Pokémons do Friend Safari podem ser encontrados com Hidden Abilities, e a chance aumenta se esse amigo estiver online.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.

  • Rodrigo

    Adorei o post! Quero ver a continuação! Quero saber mais sobre IV e EV! To ansioso por "competindo em pokémon #2"!