Competindo em Pokémon #2 – EVs

pokemon horde

Semana passada aconteceu o primeiro contato com o que é o competitivo de Pokémon, introduzindo assuntos mais simples como Natures e Base Stats. A partir de hoje o guia irá se aprofundar um pouco mais, abordando os três temas que são as principais barreiras de quem quer entrar nesse universo: os Effort Values, os Individual Values e o Breeding.

O breeding é um caso a parte, mas a diferença dos dois Values para as quatro propriedades que foram apresentados na primeira parte é que eles não ficam tão explícitos dentro do game, é preciso uma sabedoria maior de fora para conseguir aplicá-los corretamente. São conceitos e técnicas que não são fáceis e nem intuitivas de pegar apenas se afogando no jogo, e, na verdade, são os dois principais motivos para que se precisa de um guia para o competitivo de Pokémon.

Começando pelo menos complexo, os Effort Values (EVs) são pontos obtidos durante combate, que representam literalmente o esforço feito por um monstro. Toda espécie de pokémon, após ser derrotada, entrega ao vencedor um número determinado de EVs em um stat, que quando totalizados 4 pontos se convertem em um bônus de 1 a esse stat. Isso pode ser feito até se juntar 510 EVs, sendo que o máximo que cada stat pode suportar é 252 – mais que isso não é contabilizado.

Com isso, um treino por EV, ou EV-training, pode aumentar dois stats em até 63 pontos, e os 10 EVs restantes podem render 2 pontos extras para um qualquer. Resgatando a Blissey do post passado, sua finalidade é anular golpes especiais, mas ela não serviria para nada se perdesse toda sua vida por um golpe físico. Seu treinamento seria então focado em conseguir o máximo de EVs em SpD e em Def, e pegar os dois pontos extras para qualquer outro, HP por exemplo, o que faria com que seus stats subissem de 620/22/25/155/302/115 para 622/22/88/155/365/115. O aumento mais que triplicou a baixa Defense que ela tinha anteriormente.

Até a última geração, conhecer o conceito de EVs era muito raro por ele não ser explicitado em nenhuma parte do jogo. No entanto, a GameFreak  adicionou à Pokémon X/Y o Effort-o-Metter, que amostra através de um gráfico os Base Stats do monstro selecionado e o quanto ele teve de ganho por esforço. Junto com ele também surgiu o Super Training, um método rápido de conseguir até 12 EVs jogando mini-games.

Além do Super Training, a introdução das Hordes facilitou muito o treinamento para o competitivo. A possibilidade de encontrar até cinco pokémons iguais dá um boost gigante para o recolhimento de effort points, principalmente se o líder da party conseguir acertar e matar os cinco simultaneamente. Invocar uma horda é bem simples, basta usar o item Honey ou o ataque Sweet Scent em um mato ou caverna quando não está chovendo.

Existe ainda dois jeitos de agilizar o ganho de EVs em hordas. Há um total de seis itens equipáveis que podem aumentar o ganho de points, sendo eles Macho Brace, Power Weight, Power Bracer, Power Belt, Power Lens, Power Band e Power Anklet. Macho Brace multiplica em 2 os recebidos, enquanto cada Power Item adiciona 4 EVs por monstro derrotado a respectivamente HP, Attack, Defense, SpA, SpD e Speed.

pokerus

O Pokérus é o segundo boost, um vírus raríssimo que duplica a quantidade recebida, como um Macho Brace passivo. É possível descobrir se um monstro o tem na tela de golpes dele, seja por estar escrito POKERUS do lado do seu nível ou por uma marquinha roxa acima do Held Item – o primeiro caso indica que ele ainda pode ser transmitido para pokémons da sua party através de algumas batalhas.

Tomando isso em consideração, é hora de levar a Blissey para passear. Supondo que ela tenha pokérus e esteja equipada com um Power Band, ela terá que enfrentar apenas seis hordas completas de Mime Jr. ou Hoppip para ficar com 252 EVs em SpD, e trocar a Power Band por um Power Belt ao matar cinco hordas de Durant para chegar aos 252 em Def. A conta feita é 5x2x(1+4) = 50 EVs para Hoppip e Mime Jr. e 5x2x(2+4) = 60 para o Durant.

O ideal era falar sobre EVs e IVs em um mesmo texto, mas pela extensão deste, os Individual Values vão ficar para a próxima semana. Atualizando a Blissey com os dados de hoje, seus stats passaram de 620/22/25/155/302/115 para 622/22/88/155/365/115 após um treinamento com 6 hordas de Mime Jr. ou Hoppip, equipada de um Power Band e infectada por pokérus, e mais 5 hordas de Durant, trocando o item para Power Belt.

Links importantes:

  • EV-dex: Uma lista de quais e quantos EVs um pokémon entrega ao ser derrotado – Bulbapedia
  • Hordas: Guia de EVs que mostra quais as melhores hordas para se enfrentar para aumentar cada stat (ir a “Best Horde Locations”) – IGN Wiki
  • EV-Enhancing Items: Onde encontrar Macho Brace e Power Items, e suas descrições – IGN Wiki

Informações extra:

  • Ao invés de dividir entre os pokémons da party como acontece com a experiência, o Exp. Share dá o total de EVs conseguidos na batalha para cada um deles. Entretanto, os multiplicadores por Pokérus/Power Items/Macho Brace só são aplicados aos que tiverem o vírus ou/e os itens.
  • É possível resetar os EVs obtidos por um pokémon. Na tela de Super Training, é preciso ficar batendo no saco de pancadas com a stylus até obter uma Reset Bag. Depois disso, deve-se dar a Bag ao monstro desejado e bater com a stylus até o item ser usado (100 vezes), o que resetará todos os effort points dele.

 

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.