Copa osu!

osu

Seja pela Copa no Brasil ou simplesmente pela dica de jogo gratuito de férias do Luigi , osu! está sim aqui no Mês Competitivo do PlayerTwo.

Para quem não conhece, osu! é um jogo de ritmo desenvolvido para computador por fãs de Osu! Tatakae! Ouendan e Elite Beat Agents (ambos para DS), feito em 2007. O osu! para PC foi desenvolvido por um cara chamado ‘peppy’, que até hoje continua dando atenção à sua criação. É possível ver isso acompanhando seu blog, onde anuncia as mudanças e os bugs arrumados, tendo assim um jogo em constante melhoria.

Algo que atrai fãs e traz muitas novidades é que não existe uma lista de músicas finita pois todos podem criar em osu!. Você é livre para desenvolver sua própria fase com a música que escolher, e ainda pode disponibilizar o que fez no site do game. O site também conta com um ranking mundial de jogadores, que tem alguns filtros para tipo de jogo e país, o download do game e dos beatmaps (assim são chamadas as fases-músicas), a parte de fórum e uma wiki.

Para jogar é necessário fazer um cadastro no site que te dá acesso aos beatmaps, atualizações do jogo, te coloca no ranking e direito de participar no fórum. Nesse fórum acontecem alguns torneios não oficiais que os próprios usuários organizam, e é por ali também que anuciam a osu! World Cup.

A OWC teve a sua primeira edição no início de 2011, a segunda na passagem de ano entre 2011 e 2012, e a terceira terminou agora em janeiro de 2013. A proposta é que sejam 32 times, um de cada país, com um capitão e 4 jogadores por equipe. Basicamente tudo acontece como a Copa da Fifa, aqui pelo quadro da última edição fica fácil entender a lógica. Os vencedores de 2011 até 2013 são: Taiwan, Coreia do Sul e Coreia do Sul novamente.

O vídeo acima é a final da última copa. Explicando então o que acontece, são 4 jogadores simultâneos, a linha de cima é o time da Coreia e a de baixo é do Japão.As músicas são definidas antes dos jogos e devem ser jogadas em sequência. Para definir qual é a equipe vencedora, é somada a pontuação dos jogadores. Em caso de empate existe uma música pré-definida para desempatar.

Ok, e como está o Brasil nisso tudo? Conversei com os capitães do time brasileiro das 3 copas, o fabriciorby (1ª e 3ª) e o BlueDragon (2ª) para eu entender melhor como tudo acontece. A organização é toda no fórum, cada país define seu time e publica lá quem serão os participantes. Nas primeiras duas edições os capitães dos times que definiam o horário das competições, o que fez com que na 2ª OWC o time brasileiro perdesse por WO na semi-final, ou seja, por não comparecer. Isso aconteceu porque a competição era com o Japão, e essas 12h de diferença causaram aquela discórdia para definir qual time teria que ficar on de manhã para poder jogar. Esses problemas serviram de aprendizado para os organizadores da Copa, já que agora eles quem se responsabilizam por organizar os horários e fazer o stream dos jogos. A última edição teve até reprodução ao vivo e jogos gravados, o que antes era feito pelas equipes que tivessem interesse nisso.

O time brasileiro se considerava fraco na primeira copa, nem todos estavam acostumados a jogar com tablet, porém na 2ª OWC eles estavam fortes e treinados, acabando em terceiro lugar. Nessa edição eles também ganharam do time de Taiwan, os vencedores da copa anterior. Na última edição foram desclassificados depois de perder do time da Alemanha, que de acordo com eles é bem forte.

Algo que deixa a copa não tão competitiva é a premiação. Os prêmios para os vencedores não passam de adesivos de usuário para o fórum e selos de ‘suporte’ também para lá. Na última edição foi prometida uma camiseta para os vencedores do primeiro lugar, uma oferta do desenvolvedor do game. Esperamos que os prêmios melhorem e que o Brasil ganhe o primeiro lugar na próxima copa!

  • fabriciorby

    linda <3