Porque Torchlight II é inferior a Diablo III

Vocês devem ter visto no Kotaku há dez dias um texto mostrando uma série de motivos que indicam que o recém-lançado Torchlight II dá uma surra em Diablo III. Com o intuito de despertar o sarcasmo Jim Sterlingano existente em mim, venho escrever um outro lado dessa história: porque o game da Runic não chega nem aos pés do trabalho de anos e anos da Blizzard.

Antes de começar o massacre vamos para uma pequena apresentação de TL para quem não acompanha muito as notícias (está ocupado jogando coisa melhor). A Runic começou suas operações em 2008 formada essencialmente por veteranos da Blizzard North e outros ex-membros do estúdio Flagship. Após um ano de empresa eles entregaram seu primeiro título, Torchlight, que veio a ser um sucesso no Steam, a ponto de ter expandido para o Xbox 360 e ter ganho a recente sequência, Torchlight II. Com isto dito, vamos aos tópicos.

Build livre

Fala sério, ninguém compra um game como TL2 para ficar planejando build, o negócio mesmo é matar qualquer um que estiver na frente. Ficar montando skill e status de personagem só vai atrapalhar a emoção do momento, e não é como se tivesse um PvP em Diablo III para o pessoal ficar se mostrando uns aos outros.

Previsível demais

Ambas as produtoras preferiram lançar uma demonstração primeiro ao invés de colocar os jogos para vender de uma vez. Enquanto a Runic não mudou muita coisa importante, a Blizz adicionou uma grande surpresa que só fomos descobrir ao abrir seu game: os erros. Você acabou de comprar D3, instalou e vai iniciar ao jogo na maior ansiedade quando aparece uma tela de erro na tela. Tenta de novo e outro erro. Consegue logar, vai criar o personagem e mais um erro. Isso, na verdade, foi tudo planejado para acumularmos mais ansiedade e explodir de emoção quando iniciarmos nossa aventura em Nova Tristan. Essa Blizzard!

Modo offline

Não é possível imaginar um jogo hoje sem modo online, então por que não elevar isso a um nível nunca antes visto, transformando um que não é um MMO em uma experiencia exclusivamente online? A internet torna tudo mais divertido, é só pensar como seria animal ter umas partidas de Brasfoot pela rede. Nunca que qualquer um daqueles mente-fechada que deixaram a Blizzard North pensariam numa genialidade dessas, tanto que eles insistiram ainda em TL2 no modo single player e, pior de tudo, no antigo LAN.

Aberto a modificações

Outro aspecto ultrapassado que o pessoal de Torchlight teimou em manter na sequência foram os mods. Hoje em dia não temos mais tempo nem para pegar Prestige no último Call of Duty que saiu e querem que gastemos nossas horas modificando joguinho. Tenha piedade, precisamos mesmo é de DLCs, e retirarei tudo que disse até agora caso D3 não tenha um.

Pets

Nosso último ponto contra TL2 é provavelmente o mais absurdos de todos, e por mais de um motivo. Primeiro, quem em sã consciência leva um inocente animal junto consigo numa aventura super perigosa, principalmente um furão? Além disso, aquele NPC deu ordens para EU matar uma horda de bichos e o chefe, imagina o quanto a Fama recebida iria diminuir se ele descobrisse que fui ajudado. O pior de tudo vai ser quando a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) descobrir essa história de animal sendo obrigado a lutar por um humano. O bicho vai pegar na sede da Runic, literalmente.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.

  • FoM

    Puts
    Não perceber que isso é sacarsmo é brincadeira desde quando mods é uma coisa ruim? Ninguem é obrigado a fazer

  • Guilherme

    Se você utilizou de sarcasmo pra escrever essa matéria parabéns! Se não, vai estudar um pouquinho de análise de games pra depois escrever alguma coisa que preste!

    • luigiol

      É sarcasmo sim, obrigado!

  • PoaK

    Apesar de um texto curto e isento de ampla profundidade, o PlayerTwo ganhou minha barra de favoritos depois desse texto. Sarcasmo Sterlingiano foi ilário, haha.

    • luigiol

      Hahaha valeu cara!

      • PoaK

        Acabei de voltar de uma sessão insana de 6 horas e meia seguidas de torchlight 2. Exite um abismo na diferença da quantidade de diversão que TC2 proporciona à mais que D3. A Runic Games provou que sabe estudar a concorrência e entregar ao público queremos.

  • Lucas

    Mimimi eu gosto de diablo 3

    • luigiol

      Eu também, mas Torchlight 2 tá mais divertido que Diablo III.

  • Emilio

    coloca umas aspas no inferior para podermos. saber que é sarcamo

  • Daniel

    Ainda não sei se o autor do post está falando sério ou em tom de sarcasmo…
    Se essa matéria for séria, perdeu meu respeito no primeiro parágrafo.

    • luigiol

      Hahaha é sarcasmo (olha o primeiro parágrafo)

  • tfantoni

    Eu já ia te xingar lendo o título, mas depois notei que não era necessário xDDD