Entrevista: neX Leko (League of Legends)

leko

O último ano foi muito bom para o eSport no Brasil, e o maior responsável por isso foi o League of Legends. A vinda da Riot para cá trouxe muito investimento em campeonatos e os jogadores só cresceram nesse ínterim, e isso refletiu positivamente em  outros jogos também – BGL e Razer Challenge Brasil estão ai para provar isso -.

Dos top players que temos hoje, um dos principais é o top laner Whesley “Leko” Holler,  novo contratado da Nex Impetus. Sua entrada na equipe é bem recente, mas ele já é bem conhecido por sua atuação na vTi Nox e na Insight eSports, além da famosa stream que mantem nos dias de semana. Sem mais delongas, vamos à entrevista!

PlayerTwo: Antes do League of Legends, qual era sua relação com os games?

Leko: Jogos em geral, joguei desde pequeno, sempre fui fascinado por jogos, antes do League of Legends, jogava DOTA

Gostava bastante, mas o problema que não tinha tanta manutenção e a quantidade de players tóxicos era absurda, quando lançou o LoL fui um pouco contra, mas acabei gostando e continuo jogando até hoje.

P2: Como você conheceu o game e quando se deu conta de que você poderia jogá-lo profissionalmente?

Leko: Conheci o game através de uns amigos meus que jogavam DOTA comigo, profissionalmente foi um grande tempo depois, quando os mesmos já tinham parado de jogar e eu comecei a procurar algum time para jogar, quando me dei por conta já estava dentro do competitivo.

P2: O que seus pais e amigos achavam quando você começou, e como é agora a atitude deles?

Leko: No começo era mais brincadeira, não achava que seria algo para ser levado tão a sério, sempre me apoiaram dentro do possível, um passo de cada vez até hoje…

P2: Na mesma linha de pensamento, como evoluiu o cenário competitivo brasileiro nesse seu tempo de experiência?

Leko: Evoluiu gradativamente, várias pessoas já passaram e marcaram o cenário brasileiro, e creio que terão outras, mas foi bem gradativa essa evolução….

Parece que ontem estávamos jogando o campeonato por 975 RP e hoje valendo R$ 50.000,00…

P2: Com a chegada do ping verde, você acha que os brasileiros vão se dedicar mais ao game?

Leko: Acredito que sim, não é apenas o ping verde em si, é a base para se começar a treinar…. Agora vai de cada pessoa correr atrás do seu sonho.

P2: É até que comum abrir o TwitchTV nos dias de semana e ver sua stream ao vivo. Não é difícil manter um horário para streamar, considerando que você ainda tem faculdade e treinos?

Leko: Sim é muito difícil, pior ainda era quando eu estava trabalhando, mas quando você faz alguma coisa por paixão, fica tudo mais fácil 😉

P2: Nos seus times recentes (vTi Nox, Insight), você manteve um bom histórico em campeonatos online, mas se destacou mesmo nos offline, com vitória no torneio da NVidia, melhor time brasileiro na IEM São Paulo e o segundo lugar no Campeonato Brasileiro na BGS. Você ve alguma diferença entre jogar campeonatos presenciais e online?

Leko: Sim, tem muita diferença, a pressão é maior, a concentração é difícil, o barulho da torcida…

É muito mais difícil offline! Mas irei contar meu segredo para vocês: antes de todo jogo offline eu estou mascando um chiclete, me ajuda na concentração.

P2: Como foi a experiência de jogar contra os times estrangeiros frente a frente e com o mesmo ping na IEM?

Leko: Foi muito legal, percebemos que estamos em um nível menor que o deles, mas a diferença é menor do que pensamos.

P2: Tirando as brigas que aconteceram recentemente em alguns times do competitivo, os jogadores tem uma boa relação entre si?

Leko: Sim,  brigas acontecem, mas fora de jogo, todo mundo é amigo.

P2: E a Nex Impetus, vai ou não vai?

Leko: Hahahaha, já foi =P

P2: Por fim, qual é o segredo para o sucesso? Ter contato com a galera que te acompanha, ser bom no Tetris ou é o swag?

Leko: Segredo para o sucesso é dedicação, se é o que você quer, corra atrás, não desista no primeiro tombo, porque vai ter mais uns 10 pela frente.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.

  • Silvertape

    O Leko só morrer pros campers da lane dele

  • Lol

    Joga muito!

  • MOISES

    LEKAO E O MELHOR SOLO TOP BR

  • sullivan

    lekao 4tw õ/

  • luigiol

    Leko the best, e revelando segredos nunca antes conhecidos! hahahah

  • Gabriel

    LEKO <3

  • @tiagosantana

    Melhor solo top BR! <3

    • rafael

      Melhor solo top BR sou EU!

      • @tiagosantana

        Aham, Claudio, senta lá! 😛