FANático #1 – OverClocked Remix

OC-Remix

Desenvolver e programar um título fan-made é um trabalho árduo que com certeza merece todo o destaque. É por isso que mentes criativas trabalhando em prol de um “bem maior” buscam oferecer novas experiências para os jogadores com suas inovações e aplicações, tudo para disponibilizar um trabalho digno de fã dedicado.

Mas games não são feitos apenas de mecânicas, jogabilidade e boas ideias. A beleza da arte por trás de cada polígono ou sprite é algo que também deve ser mencionado e apreciado de tal maneira que muitos títulos não seriam o que são hoje se não fosse por esse simples fato. Ou, é claro, por sua trilha sonora. E é com prazer que o primeiro artigo do FANático é sobre o OverClocked Remix, provavelmente o maior site com remixes de OSTs do mundo dos games.

O primeiro OverClocked remix é datado do século passado, mais precisamente no dia 11 de Dezembro de 1999. Com o nome de Phantasy Star III: Generations of Doom ‘Legacy’ e tendo como compositor e remixer ‘djpretzel’, esse foi o primeiro trabalho oficial do projeto que reuniu uma enorme quantidade de entusiastas para dar ao público suas próprias versões de faixas já então consagradas dos jogos de vídeo-game.

O site conta com atualizações quase diárias, com faixas sendo enviadas pelos mais diversos e talentosos compositores ao redor do globo. Mas tal fato é apenas a cereja do bolo quando, de tempos em tempos, parte da comunidade se une para o lançamento de um álbum específico, com direito até a trailers de divulgação. O último lançado foi Final Fantasy IX: Worlds Apart.

Sua comunidade dedicada faz com que cada projeto lançado e até mesmo anunciado seja prestigiado pela sua qualidade. Não fosse o bastante, parte da equipe já trabalhou lado a lado com a Capcom, desenvolvendo a trilha sonora de Super Street Fighter II Turbo HD Remix, lançado em 2008. A receptividade da crítica a respeito da trilha sonora não poderia ter sido melhor.

Mesmo que todo o acervo já lançado no site esteja disponível para todos de forma gratuita, sendo singles ou álbuns completos, muitas vezes seus ouvintes podem não estar com sua playlist a disposição, seja no caminho para a faculdade ou durante a rotina de trabalho. E a solução para esse problema é o Rainwave.

Rainwave é um site dedicado exclusivamente para músicas de jogos e se tornou a estação oficial de rádio para o OC Remix. Sua vasta biblioteca inclui, além das faixas da própria comunidade de remixers, chiptunes e versões originais de jogos. Por não se tratar de uma biblioteca, os usuários podem apenas votar para decidir a próxima música a ser tocada, além de fazer pedidos e avaliar a qualidade das mesmas.

Para os amantes de uma boa trilha sonora e até mesmo futuros compositores, o acervo encontrado no site OC Remix é algo que desperta atenção pela sua originalidade, simplicidade e fidelidade nas inúmeras faixas que fazem ou fizeram parte da vida de muitos gamers tendo, portanto, um lugar de destaque quando o assunto é fan-service.

Nota do autor: apesar da proposta inicial do FANático ser voltada apenas para jogos, tal assunto não poderia deixar de ser mencionado devido à qualidade exercida e quantidade de pessoas que deram vida para esse trabalho.

About Kaio Rodrigues

Único sobrevivente dessa página maravilhosa chamada PlayerTwo.com.br, junto com o fundador. Amante de jogos independentes de fan-made, passo parte do meu tempo sonhando em um dia ser jornalista de games.