FIFA 15 aposta em partidas e movimentos mais surpreendentes

fifa15

Os amantes de jogos realistas ganharam mais um presente para passar horas e horas na frente do videogame: FIFA 15, o último lançamento da EA Sports, distribuído através da Warner Bros. no Brasil.

Segundo a empresa, a nova versão do jogo terá partidas cheias de efeitos e movimentos que simulam a imprevisibilidade do futebol. Isso foi possível graças a tecnologia da inteligência emotiva que, resumidamente, faz com que cada atleta virtual tenha uma reação única conforme a jogada.

Outro detalhe que dá ao FIFA 15 esse caráter mais emocionante e realístico é a programação dos goleiros, que foi refeita do zero. Agora, eles são capazes de fazer defesas mais condizentes com as tentativas de gol. Paralelo a isso, a física da bola permite que sejam realizados os famosos chutes estourados que acabam se desviando com facilidade – mas ainda não chegou no nível de Super Campeões.

De acordo com Gilliard Lopes, produtor brasileiro do jogo, FIFA 15 foi elaborado com foco nos videogames de última geração. Ele ainda ressalta que a reformulação da inteligência artificial é a evolução técnica mais significativa. Com as animações inteiramente refeitas, os arqueiros conseguem reagir espontaneamente aos gols.

No FIFA 15, quem está na frente da tela poderá ver os goleiros pulando em uma direção, mas esticando a perna em outra ao notar que a bola fez o desvio na zaga, por exemplo. As expressões faciais dos jogadores também são ajustadas conforme os fatos da partida, sendo possível acompanhar as reações emocionais dos atletas, sejam elas de felicidade ou decepção.

Os aspectos sensoriais do futebol são detalhes à parte no FIFA 15. Em tempo real, o gramado se desgasta e os uniformes acumulam sujeira, dando o toque de realidade tão esperado pelo público gamer.

Se no FIFA 14 já havia um excelente nível de detalhamento facial nos jogos de PS4 e Xbox One, no FIFA 15 esses detalhes podem também ser vistos nos corpos dos jogadores. As características físicas de cada atleta são diferentes, algo facilmente notado ao comparar o uruguaio Cavani, um atleta esbelto com 1,88 m e o argentino Lavezzi que é bem mais troncudo e possui 1,73 m de altura. Outra novidade diz respeito à mudança de papéis na hora dos escanteios e cobranças laterais. No FIFA 15 é permitido controlar não somente o cobrador, mas também o receptor da bola.

Por fim, em termos de aspectos funcionais, o FIFA 15 desponta com menus reformulados que possibilitam a fácil visualização do posicionamento de cada atleta no plano tático. O banco de reservas aparece na mesma tela dos titulares e ficou ainda mais simples deixar a equipe com os jogadores preferidos do gamer. Gostou das novidades? Que tal garantir o seu na Mais Game?

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.