FIFA vs PES: A eterna briga pelo meio de campo dos games

w11

Em março o Player Two está falando de jogos competitivos, e o que vem à cabeça da maioria dos brasileiros quando se fala de competição? Isso mesmo, o esporte mais popular do planeta, o futebol. Nos games, esse esporte também está sempre presente na biblioteca de jogos dos consoles, e é um item indispensável para muitos.  Hoje em dia esse nicho de mercado está bem definido e dividido entre Pro Evolution Soccer, da Konami, e FIFA Soccer, da Eletronic Arts.

Eu não tenho a intenção de apontar qual o melhor, ou a pretensão de dizer quem vai ganhar essa disputa – se é que algum dia essa briga verá um ponto final. Afinal, tudo começou muito tempo atrás, e não existe perspectiva de que um dos dois domine completamente o mercado. Em 1993, a EA lançou FIFA International Soccer, e no ano seguinte a Konami lançou Insternational Superstar Soccer. Ambas começaram a lançar anualmente seus jogos de futebol a partir de 1995, mas a gigante japonesa dos games, Konami, tinha mais tradição nesse gênero, pois desde a época do Nintendinho ela já tinha seu Konami Hyper Soccer.

Nos 16-bits a concorrência começou, mas a Konami ainda era a líder do mercado, e tinha mais experiência com jogos de futebol. Ambas as séries passaram para a era tridimensional, e a International Superstar Soccer virou Winning Eleven. Essa foi talvez a era de ouro da franquia futebolística japonesa, na qual ela foi muito mais popular que a concorrente, e dominou o mercado, especialmente no Brasil. Você deve se lembrar de uma época na qual todo mundo tinha um game da série, e ninguém sabia pronunciar o nome.

Recentemente, a parte ocidental da franquia passou a ser chamada de Pro Evolution Soccer, enquanto no Japão a série continuou com o mesmo nome. Então a Konami se acomodou com a liderança do mercado, passou a perder espaço a cada ano, e cada nova versão do FIFA trazia mudanças e melhorias que acabariam por fazer com que os jogos da EA se tornassem mais realistas e conquistassem uma parcela considerável dos consumidores. Muitos jogadores que preferiam o Winning Eleven anos atrás, hoje são fãs assíduos de FIFA e não querem saber de jogar PES.

Mas apesar de concorrentes, ambos os games são completamente distintos. FIFA é um simulador de futebol que preza pelo realismo, enquanto PES é um arcade que tenta levar diversão sem se preocupar em simular o esporte perfeitamente. Há quem prefira um e quem goste mais de outro, mas independentemente do game da sua preferência, uma coisa é certa: ambos vão proporcionar momentos de competição e diversão com seus amigos, ou com desconhecidos através da internet ou dos inúmeros campeonatos que existem mundo afora.