Aumentando a experiência de FFT com Final Fantasy Hacktics

fft p2

Muitos consideram a série Tactics Ogre a obra definitiva quando falamos em jogos do gênero “Tactics” (tático). De fato, esse estilo de jogo tem um grupo muito seleto de fãs, e sua grande maioria dos títulos não se destaca pela sua jogabilidade diferenciada, mas sim por suas histórias! Com a Square Soft – Atual Square Enix – a coisa não foi diferente. Em 1997 o PSX foi agraciado com mais um capítulo de Final Fantasy, porém com uma jogabilidade até então inédita para a série. O mundo era apresentado ao glorioso Final Fantasy Tactics.

Como o próprio nome diz, o jogo apresentava um sistema tático de batalha, onde era possível colocar até 5 membros para derrotar os inimigos que apareciam na tela. Sem entrar em muitos detalhes, é válido dizer que o jogo possuía um fantástico sistema de classes, side-quests muito bem elaboradas e a possibilidade de recrutar monstros inimigos para a equipe. Como se tudo isso – feito de maneira muito boa – não bastasse, o jogo contava uma história muito além do que podia se esperar, se levarmos em consideração que seus gráficos beiravam ao infantil. Com uma trama política girando em torno de 2 governos, conhecemos a história da “Guerra dos Leões” – “War of the Lions” no original – e dos seus diversos personagens: Ramza, Delita, Tietra etc.

O sucesso do jogo foi estrondoso, tanto que outros jogos do mesmo universo surgiram: Final Fantasy Tactics Advance (2003 – Gameboy Advance) , Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift (2008 – Nintendo DS) e a incrível versão Final Fantasy Tactics: The War of the Lions (2007 – PSP, 2011 – iOS). Essa última é um remake da versão original do PSX que conta com melhorias gráficas, novas Cg’s, novos personagens, uma nova tradução – que pra quem jogou a versão original faz uma TREMENDA diferença -, novas side-quests… enfim, tudo para deixar o que já era excelente, perfeito! Ou quase…

O grande problema dessa nova versão é que cada vez que uma habilidade fosse usada, o jogo sofria com um slowdown – ou lag, se preferirem – terrível que por muitas vezes tiravam o encanto da jogatina. De maneira oficial, não temos uma SEQUER solução vinda da SEnix.

Fazendo algumas pesquisas a respeito do jogo após detectar seus lag’s, me deparei com vários blogs dizendo que um suposto fix havia sido lançado e que era funcional. Procurando a fonte dessa belezura encontro um site/fórum com um nome peculiar, porém, bem direto para sua proposta: Final Fantasy Hacktics!

Tudo começou de fato em 2005 quando Zodiac, programador e fundador do site/fórum, começou a trabalhar no hackeamento de Final Fantasy Tactics, mais precisamente com os códigos de Game Shark. Após muitos progressos e aprendizado, Zodiac postou seus avanços no grandioso Game Faqs, onde não demorou muito para despertar a curiosidade e contribuição de outras pessoas essenciais para que o Final Fantasy Hacktics fosse criado. Após isso – e consequentemente após a criação do fórum – vários outros programadores encontraram um lugar para aprendizado, criação e divulgação de modificações para esse famoso capítulo da série Final Fantasy. E falando nelas, vamos conhecer alguns belos projetos:

War of the Lions Slowdown Removal Patch
Com um título auto-explicativo, esse é, sem dúvidas, um dos mais famosos. Já que a SEnix não levantou a bunda da cadeira pra fazer alguma coisa em relação ao lag causado pelas habilidades no jogo, coube ao usuário Archaemic o cumprimento desse dever. Apesar da necessidade de um Custom Firmware instalado, respeito sua iniciativa e seu conhecimento em relação ao seu trabalho. – veja a página oficial

Final Fantasy Tactics: Complete
De longe, o trabalho mais louvável do fórum, na minha humilde opinião. O chefe desse ambicioso projeto, Cheetah, conseguiu pegar a versão do PSX e re-traduzir o jogo, utilizando os mesmos diálogos encontrados na versão de PSP. Testei aqui e, realmente, ele merece um prêmio! Para quem jogou ambas as versões sabe a diferença drástica entre as traduções. Por exemplo, a irmão do Ramza na versão de PSX se chama Teta, enquanto na versão de PSP seu nome é Tietra. Como se isso já não fosse o bastante, a versão japonesa de Final Fantasy Tactics tinha mais conteúdo que a versão americana. Sabendo, disso, Cheetah pegou um de seus conteúdos extras – as Sound Novels, livros que continham mais sidequests -, as traduziu e implementou no jogo! – veja a página oficial

Final Fantasy Tactics: The Journey of the Five
O que acontece quando Solid Snake (Metal Gear Solid), Dante (Devil May Cry), Link (The Legend of Zelda) e Cloud (Final Fantasy VII) se juntam a Ramza numa nova aventura? Bem, é o que vamos descobrir nesse incrível mod! Criado por Elric, esse mod mostra como ainda há vida por trás de um título lançado há tanto tempo. Não tendo muito o que falar da história por não ter jogado, deixarei esse vídeo mostrar a qualidade de seu trabalho! – veja a página oficial

Esses são alguns dos vários mod’s que são encontrados no fórum. Existem muito outros com diversas mudanças: ajustar o balanceamento de classes, deixar o jogo mais fácil e até mesmo mais difícil(!). Com certeza, para quem já conhece a série, é hora de revisitá-la no melhor estilo possível!

Plus: não mencionei antes por não encontrar um vídeo mostrando o funcionamento e também por não ter testado, mas existe também um mod deveras interessante para o Final Fantasy Tactics Advance, chamado Anarchy! Ele simplesmente tira todas as regras das batalhas. Uma outra informação interessante é que no fórum cogita-se a possibilidade de colocar todo o conteúdo da versão do PSP no PSX. Será que veremos esse glorioso dia chegar?

About Kaio Rodrigues

Único sobrevivente dessa página maravilhosa chamada PlayerTwo.com.br, junto com o fundador. Amante de jogos independentes de fan-made, passo parte do meu tempo sonhando em um dia ser jornalista de games.