Final Fantasy XII The Zodiac Age: Bushi, o lorde da guerra!

E continuando a série de posts informativos a respeito das classes existentes do jogo, hoje o post é voltado para o Bushi, vulgo Samurai!

Bushi é a classe com o maior potencial dormente no jogo! Limitada pela escassez de habilidades que façam uso seu alto poder mágico e equipamento, a classe acaba sendo obrigada a recorrer a ataques normais, itens que usam magias (Motes) ou technicks aleatórias. No entanto,  com a combinação certa, pode se tornar tanto um usuário de magias poderoso quanto um atacante físico implacável.

Essa classe pode equipar Katanas que além de STR também usam MAG para causar dano nos inimigos e possuem as maiores taxas de combo entre as armas. Bushi ainda pode equipar algumas espadas curtas (short swords) que dependem do STR para causar dano.

No fim do jogo,  Bushi pode equipar Kumbha, a arma com o maior potencial de dano não elemental por causa de sua alta taxa de combos, mas ainda assim fica atrás de outros jobs pela falta dos augments Focus e Adrenaline. Saiba que apesar de usar a animação de ataque das espadas curtas, a Kumbha ainda usa a formula de dano das Katanas,  dependendo de ambos STR e MAG.

A prioridade na escolha de uma classe conjunta para Bushi são as augments Focus e Adrenaline que aumentam absurdamente o dano causado pelos ataques físicos, dependendo da situação. Em segundo lugar vem classes que possuam habilidades mágicas de cura ou dano.

Combinações notáveis

Bushi + Uhlan (8/10)
Essa é uma ótima combinação, pois Uhlan oferece os augments Focus, Adrenaline e possui grande aumento na STR graças as armaduras e capacetes (heavy equipment). Enquanto Bushi possui todos os três Swiftness, aumento gigantesco no HP e alto poder mágico graças as licenças, armaduras e capacetes mágicos (mystic equipment), alguns deles também possuem absorbição de certos elementos.

Essa unidade é focada em dano físico, podendo explorar seis dos oito elementos entre Katanas e lanças, causando dano massivo nos inimigos. Equipamento pesado é a melhor opção quando estiver atacando fisicamente, mesmo com katanas.

Algumas black magicks de níveis médio e alto também podem ser acessadas e causam bastante dano nos inimigos se equipado com equipamento mágico.
Nas partes finais do jogo é possível combinar a Holy Lance com White Robe para causar dano massivo nas hordas de undead (zumbís, esqueletos e fantasmas).

Personagens recomendados
Se o foco for dano com armas,  Basch e Balthier são a melhor escolha, sendo que Basch possui STR um pouco mais elevada.
Vaan tem velocidade de combo com Katanas menor que Basch e Balthier, mas possui MAG superior à eles, sendo útil ao usar as magias acessíveis por essa combinação.

Espers recomendados
Belias: Libra (Bushi).
Zalera: Blood Sword e Karkata (Bushi).
Chaos: Bio, blindga, Aeroga e Silencega (Uhlan).
Cuchulain: Wither (Uhlan). Recomendado somente se não houver um Monk ou Foebreaker no grupo.
Ultima: Expose (Uhlan). Recomendado somente se não houver um Monk ou Foebreaker no grupo.

Quickening recomendados
100 LP: Fira, Poison, Thundara e Blizzara (Uhlan).
125 LP: HP Augment 11 (Max HP+435, Bushi)

Bushi + Knight (10/10)
A melhor combinação envolvendo Bushi,  pois acessa algumas das melhores magias de cura e suporte, fazendo bom uso do alto poder mágico da unidade. No entanto algumas dessas magias só podem ser acessadas nas partes finais do jogo.

Essa unidade funciona de maneira bem versátil podendo servir como tank, atacando e curando com eficiência quando preciso. No fim do jogo pode equipar a Excalibur e White Robe para destruir, muitas vezes com um só golpe, a grande quantidade de criaturas fracas contra o elemento Holy.

Contra criaturas com grande quantidade de HP as melhores opcões são a Masamune ou Khumba combinadas com a Genji Glove.

Personagens recomendados
Basch e Balthier possuem a mesma velocidade de combo com Katanas, se o seu foco for dano com armas. Ambos os personagens são a melhor escolha, sendo que Basch possui STR um pouco mais elevada.
Vaan tem velocidade de combo com Katanas menor que Basch e Balthier, mas possui MAG superior aos dois, sendo útil ao usar as magias acessíveis por essa combinação.

Espers recomendados
Mateus: Curaga, Esuna, Cleanse e Regen (Knight) e Gil Toss (Shikari).
Hashmarin: Bravery, Curaja, Faith e Confuse (Knight).

Bushi + Monk (9/10)
Com Monk possuindo o maior aumento de HP entre todas as classes combinado a alta evasão garantida por poles fazem dessa unidade um tank ao melhor estilo”esponja de dano”.
Essa unidade também pode adquirir uma vasta seleção de magias de cura e suporte ao longo do jogo, embora muitas delas necessitem de espers para serem acessadas.

Nas áreas do jogo essa unidade pode servir como lider atraindo toda a atenção dos inimigos enquanto recupera e dá suporte ao time. Contra inimigos com HP massivo, é melhor empregado como causador de dano contínuo devido à alta taxa de combos das armas de ambas as classes.

Personagens recomendados
Basch é a melhor escolha,  pois ele está entre os três personagens mais rápidos com katana e é o segundo personagem mais rápido com bastões (Pole). Basch também é o personagem com o mais alto STR, assim sendo o maior causador de dano. Mesmo tendo a MAG mais baixa do grupo,  Basch pode equipar armaduras mágicas quando for se focar em magias de cura.

Fran é uma boa escolha somente se você pretende priorizar o Kanya (bastão mais poderoso) ao invès da Khumba contra chefes com muito HP. Saiba que a Khumba é melhor causadora de dano que Kanya.

Espers recomendados
Zalera: Acessa Blood Sword e Karkata (Bushi).
Chaos: Holy, Esunaga, Protectga, Shellga (Monk)

Quickening recomendados
Quickening 75 LP: Curaja e Bravery (Monk).

Bushi + Shikari (8/10)
A combinação absoluta pra quem quer derrotar os chefes mais fortes do jogo no menor tempo possível, pois permite equipar Yagyu Darkblade, Genji Helm/Magepower Shishak, Black Robes e Genji Gloves aumentando a taxa de combos e causando o mais de 100 mil de dano por acerto.

Durante o jogo pode ser usado tanto como tank quanto para atacar os inimigos, mas sem muitas opções.

Personagens recomendados
Basch e Balthier: Basch, Balthier tem a mesma velocidade de combos com espadas ninja que Penelo. Mas quando se trata de dano, os dois são as melhores opções, sendo que Basch é um pouco mais forte.

Espers recomendados
Belias: Libra (Bushi). Desnecessário se a escolha de personagem for Basch, pois ele já se junta ao grupo com esta technick.
Adrammelech: Souleater (Bushi).
Zalera: Blood Sword e Karkata (Bushi).
Cuchulain: Protectga e Shellga (Shikari).

Quickening recomendados
Quickening (125 LP): HP Augment 11 (Max HP+435, Bushi). Yagyu DarkBlade e Orochi N (Shikari).

Estas são as melhores combinações para a classe Bushi. Mas fiquem atentos pois estarei adicionando mais conteúdo, dicas e também combinações para as outras classes assim que possível.

Siga o canal do youtube para mais conteúdo de Final Fantasy XII e para assistir vídeos explicativos de como conseguir alguns do melhores itens do jogo eu recomendo meu antigo canal de FFXII IZJS pois a maneira de se conseguir os itens é a mesma em The Zodiac Age.

Fiquem à vontade para fazer perguntas e adicionar sua ideia nos comentários.

About Iori Oda

Iori Oda adora jogar videogames e viver a vida...Jogando videogames.