Final Fantasy XII The Zodiac Age: Shikari, a fortaleza absoluta!

Além da melhorias visuais Final Fantasy XII: The Zodiac Age traz algumas mudanças em relação as versões original e International (lançada somente no Japão). A mais notável delas é o sistema de dual-jobs, onde o jogador pode escolher duas classes para cada personagem oferecendo uma gama de possibilidades que combinando com diversas habilidades, equipamentos e personagens, podem acabar confundindo os jogadores de primeira viagem. Por isso preparamos guias detalhados e explicativos sobre as classes e também as melhores combinações para cada uma delas. Nesta postagem falamos sobre a classe Shikari.

Shikari é a classe de tank com as maiores chances de sobrevivência no jogo. Essa classe acessa adagas e escudos que aumentam a evasão, armaduras leves que aumentam o HP e tem a maioria dos aumentos de HP em sua license board. Sua eficiência no uso de Potions e Remedies também é notável graças aos Potion lores e Remedy lores em sua license board.

Essa pode acessar armas de fogo com a esper Shemihazai. Mas só recomendo usar no weak mode onde armas de fogo são a melhor fonte de dano.

Shikari é a única classe que pode acessar espadas ninja (Nintou). É importante ressaltar que as nintou estão bloqueadas atrás das licenças de quickenings na license board do Shikari. Ao todo são quatro licenças de quickenings, mas você pode escolher somente três delas. A minha recomendação é que você dê prioridade para a licença de quickening que custa 125 LPs, essa licença acessa as duas espadas ninjas mais poderosas do jogo, a Mesa e a Yagyu Darkblade.

Shikari é a melhor unidade para se ter controle durante as batalhas difíceis, pois é a unidade que pode suportar mais danos. Nas área mais difíceis equipe Main Gauche, o seu melhor escudo e o Jade Collar para maiores chances de evasão. Mas tenha em mente que certos inimigos ignoram a evasão física e outros passam à ignorar evasão física quando seu HP cai abaixo de certa porcentagem. Evasão mágica não pode ser ignorada.

Weak Mode
Essa é uma classe focada em sobrevivência e uma ótima escolha para o desafio no weak mode.

Velocidade de animação em combos
A velocidade de animação em combos é extremamente relevante quando se tratam de armas com alta taxa de combos como Bastões (Pole), Katanas, Espadas Ninja (Ninja blade), Marretas e Machados (Hammer and Axe) e Espadas curtas (Masamune I). A animação de ataque com armas de fogo também é importante quando se trata de batalhas de longa duração ou contra grupos de inimigos, especialmente no weak mode.

Esta lista de velocidade de animação de combos e ataque com armas de fogo lista o personagem mais rápido no topo descendo até o mais lento. Se vários personagens estiverem na mesma linha significa que eles possuem a mesma velocidade de animação com a classe de arma em questão.

Adagas (Dagger)
Balthier
Ashe
Basch
Vaan
Penelo
Fran

Espadas Ninja (Ninja Blade)
Balthier, Basch, Penelo
Ashe
Vaan
Fran

Armas de fogo (Gun)
Vaan, Fran, Basch, Ashe (1.4 segundos)
Balthier, Penelo (1.6 segundos)

tza 02

Combinações notáveis

Shikari + White Mage (10/10): Excelente unidade para ser líder do time, atraindo a atenção dos inimigos e aparando seus ataques ao mesmo tempo que cura e dá suporte ao grupo.
Com todas as white magicks à disposição esta unidade acessa todas as magias de cura e várias magias importantes de suporte como Bravery e Faith. Ainda é possível causar dano massivo em criaturas do tipo undead (zumbís, esqueletos e fantasmas) usando magias de cura.

Essa combinação acessa todas as green magicks incluindo Decoy, Bubble e Reverse que aumentam ainda mais a taxa de sobrevivência da unidade e do grupo.

No fim do jogo é possível combinar Yagyu darkblade, Black Robes e Germinas Boots para causar dano absurdo em criaturas fracas contra o elemento Dark, entre elas o mais poderoso chefe opcional do jogo.

Personagens recomendados
Penelo: Possui grande poder mágico sendo muito efetiva ao usar magias de cura e status. No fim do jogo onde combos dominam a maioria das batalhas, Penelo possui a maior velocidade de animação de combos com espadas ninja sendo a escolha mais balanceada entre todos do grupo.

Ashe: Possui o maior poder mágico do grupo, sendo muito efetiva ao usar magias de cura e status. Sua velocidade de animação de combos com espadas ninja está logo abaixo de Penelo.

Vaan: A única vantagem de Vaan sobre as garotas é que ele possui Steal e alguns pontos de STR à mais, mas a velocidade de animação de combos com espadas ninja dele é mais lenta que a de ambas fazendo com que ele cause menos dano a longo prazo. No mais Vaan também possui um bom poder mágico, sendo muito efetivo ao usar magias de cura e status.

Espers recomendados
Shemihazai: Spica, Antares, Arcturus, Fomalhaut (Shikari). Recomendado somente no weak mode onde armas de fogo são a melhor fonte de dano.

Quickening recomendados
Quickening (125 LP): Yagyu DarkBlade e Mesa (Shikari).

tza 03

Shikari + Red Battlemage (10/10): Essa é combinação mais versátil e eficiente em relação à essas duas classes! O Red Battlemage aumenta ainda mais as chances de sobrevivência dessa unidade adicionando a opção de usar os melhores escudos do jogo, além possibilitar o uso de uma grande variedades de ótimas magias de cura, suporte, dano e principalmente status negativos.

Embora não seja um curandeiro tão eficiente quanto White Mage, essa combinação pode manter o grupo vivo até nas batalhas mais complicadas desde que você fique atento aos gambits.

As black magicks liberadas com o esper Cuchulain dão um poder de fogo incrível à essa combinação, em especial a magia Sleepga que pode colocar pra dormir um grupo inteiro de inimigos deixando-os a mercê do time.

Disable impede que os inimigos afetados ataquem o seu time e também impede que os inimigos defendam ou esquivem-se dos ataques físicos do grupo. Immobilize cessa o movimento dos inimigos, possibilitando que você saia do alcance de suas ações e os ataque de longe com magias, armas e flechas.

Essa combinação pode acessar todas as green magicks incluindo Decoy, Bubble e Reverse que aumentam ainda mais a taxa de sobrevivência da unidade e do grupo.

As Arcane magicks são magias exclusivas dos Red Battlemage. Além dos três níveis de magia do elemento Dark que podem ter seu dano aumentado pela Mace of Zeus e o Black Robe, Death é uma magia muito eficiente contra inimigos com muito HP, especialmente se os níveis de seu time estiverem baixos. Por fim Ardor é a magia elemental de fogo mais poderosa do jogo embora tenha uma animação lenta demais para ser tão efetiva quanto Firiga.

Personagens recomendados
Penelo: Possui grande poder mágico sendo muito efetiva ao usar magias de cura e status. No fim do jogo onde combos dominam a maioria das batalhas, Penelo possui a maior velocidade de animação de combos com espadas ninja sendo a escolha mais balanceada entre todos do grupo.

Ashe: Possui o maior poder mágico do grupo, sendo muito efetiva ao usar magias de cura e status. A velocidade de animação de combos com espadas ninja de Ashe está logo abaixo de Penelo.

Vaan: A única vantagem de Vaan sobre as garotas é que ele possui Steal e alguns pontos de STR à mais, mas a velocidade de animação de combos com espadas ninja dele é mais lenta que a de ambas fazendo com que ele cause menos dano a longo prazo. No mais Vaan também possui um bom poder mágico, sendo muito efetivo ao usar magias de cura e status.

Espers recomendados
Cuchulain: Protectga e Shellga (Shikari). Firiga, Thundega, Blizzaga e Sleepga (Red Battlemage).
Exodus: Armaduras pesadas 8, 9 e 10 (Red Battlemage) e Stamp (Shikari) mas esta technick não é tão útil nessa versao do jogo.
Shemihazai: Esuna e Cleanse (Red battlemage) e Gun 5 e 6 (Shikari). No entanto, esta combinação aprende todas as lores de Remedy que torna o item Remedy mais eficiente que as duas magias juntas.

Quickening recomendados
Quickening (125 LP): Yagyu DarkBlade e Mesa (Shikari) e HP augment 11 (HP+435, Red Battlemage).

Dicas e truques
Ao contrário da maioria dos outros jogos da série, em Final Fantasy XII status negativos são muito eficazes e suas chances de acerto podem ser aumentadas com o augment Serenity e HP cheio, o status Faith e também com o acessório Indigo Pendant. Magias de status negativos deixam qualquer inimigo muito mais vulnerável e fácil de se lidar. Aprenda à usá-las para não passar apurado até nas batalhas mais difíceis.

O status Shell no alvo reduz pela metade as chances de magias de status acertarem, o efeito pode ser anulado com o status Faith no atacante, e vice-versa.

No fim do jogo pode combinar Yagyu darkblade, Dragon Helm, Black Robes e Germinas Boots para causar dano absurdo em criaturas fracas contra o elemento Dark, sendo muito mais eficiente que Shikari + White Mage.

tza 04

Shikari + Knight (9/10):  Knight acessa todos os escudos do jogo e ainda possui um Shield Augment adicional garantindo as mais altas taxas evasão fisica e magica! Knight ainda pode acessar a poderosíssima Blood Sword A que causa o status Confuse com 100% de chances, sendo que alguns dos inimigos mais difíceis incluindo chefes, mark hunts e rare monsters são vulneráveis à este status.

As magias de cura e suporte que podem ser acessadas nessa combinação são extremamente úteis. Mas para acessá-las são necessários alguns espers.

Esta combinação é muito versátil podendo mudar sua função de acordo com a situação, podendo ser usado como tank e curandeiro, causador de dano com espadas grandes ou causador de dano rápido com espadas ninjas.

Personagens recomendados:

Vaan e Ashe são excelentes para essa combinação por causa de seus atributos de STR e MAG serem os mais equilibrados do grupo.

Espers recomendados

Matheus: Curaga, Esuna, Cleanse e Regen (Knight) e Gil Toss (Shikari).

Cuchulain: Protectga e Shellga (Shikari).

Hashmarin: Bravery, Curaja, Faith e Confuse (Knight).

Quickening recomendados
Quickening (125 LP): Yagyu DarkBlade e Mesa (Shikari).

Dicas e truques
Contra os chefes opcionais é possível usar a combinação de Genji Gloves com as espadas ninja fazendo uso da alta taxa de combos e causando dano massivo.

tza 05

Shikari + Bushi (8/10): A combinação absoluta pra quem quer derrotar o chefe mais forte do jogo no menor tempo possível, pois permite equipar Yagyu Darkblade, Genji Helm/Magepower Shishak, Black Robes e Genji Gloves/Geminas boots aumentando a taxa de combos e causando o mais de 100 mil de dano por acerto.

Durante o jogo, devido à falta de magias, pode ser usado com excelência como tank ou como causador de dano dependendo da situação. É um exímio utilizador de itens de cura, suporte e de itens mágicos (motes).

Personagens recomendados
Basch e Balthier: Basch, Balthier tem a mesma velocidade de combos com espadas ninja que Penelo. Mas quando se trata de dano, os dois são as melhores opções, sendo que Basch é um pouco mais forte.

Espers recomendados
Belias: Libra (Bushi). Desnecessário se a escolha de personagem for Basch, pois ele já se junta ao grupo com esta technick.
Adrammelech: Souleater (Bushi).
Zalera: Blood Sword e Karkata (Bushi).
Cuchulain: Protectga e Shellga (Shikari).

Quickening recomendados
Quickening (125 LP): HP Augment 11 (Max HP+435, Bushi). Yagyu DarkBlade e Mesa (Shikari).

Estas são as melhores combinações para a classe Shikari. Mas fiquem atentos pois estarei adicionando mais conteúdo e dicas neste post e também combinações para as outras classes assim que possível.

Siga o canal do youtube para mais conteúdo de Final Fantasy XII. Para assistir vídeos explicativos de como conseguir alguns do melhores itens do jogo eu recomendo meu antigo canal de FFXII IZJS. A maneira de se conseguir os itens é a mesma em The Zodiac Age.

Fiquem à vontade para fazer perguntas e adicionar sua ideia nos comentários.

Obrigado.

About Iori Oda

Iori Oda adora jogar videogames e viver a vida...Jogando videogames.

  • Monio Pedro

    Oi Lori, tenho uma duvida. A ordem dos jovs faz diferença? Eu escolho White mage na Penelo e depois do seu tutorial incrivel vou pegar Shikari.

    Mas vc sempre ponhe Shikari + outro lob, dái me bateu essa duvida. Obriobri.

    • Iori Oda

      Olá,
      A ordem de escolha dos jobs não afeta em nada. Mas saiba que o primeiro job pode ser escolhido logo após a primeira mark hunt e o segundo job só pode ser escolhido quando você conseguir o primeiro esper, o que varia de 2 à 8 horas dependendo do modo que você joga. Ambas as situações são ligadas ao enredo, então não há como perdê-las.