Mafia: relembrando os antigos e o que esperar do novo jogo da série

nologomafiajpg-73e6e7

Mafia é uma série já consagrada, com dois títulos bem sucedidos e um terceiro a caminho. Basicamente a série mafia trata das relações entre os membros do grupo (Família se preferir) e suas atividades rotineiras, dentre elas, tráfico, extorsão, queima de arquivo e outras atividades dignas de Don Corleone. A série tem uma jogabilidade já conhecida dos fãs de jogos como GTA onde você é o criminoso e deve completar uma série de missões para se tornar o verdadeiro rei do crime.

O inicio da série: The City of Lost Heaven

Em The City Of Lost Heaven(lançado em 2002 para PC e em 2004 adaptado para Playstation 2 e Xbox) o protagonista é um motorista de táxi ítalo-americano chamado Thomas Angelo, que mais tarde se envolve com a Família Salieri e entra de vez para o mundo do crime, na cidade fictícia de Lost Heaven,costa oeste dos EUA. O jogo se passa nos anos trinta, justamente durante a época da proibição de bebidas alcoólicas nos EUA.

Durante o primeiro título você deverá fazer diversas missões que variam desde assassinar determinada pessoa até contrabandear álcool para dentro das terras do tio Sam. O jogo tem um mapa grande para a época e cenários bem interessantes, e para circular por eles existe uma mecânica simples de condução de veículos, estes podendo ser roubados ou encontrados parados no mapa. Como bônus, as vozes de alguns personagens foram feitas por atores da série de TV The Sopranos.

O jogo no geral recebeu criticas positivas e definitivamente é um rival  digno para GTA: San Andreas, o grande jogo da época nesse estilo.

A Sequencia: Mafia II

A sequencia de Mafia se passa na fictícia cidade de Empire Bay, dessa vez na costa leste dos EUA. Você é o prodígio mafioso Vito Scalleta, que acabou de voltar para os EUA após lutar na segunda guerra mundial. Agora Vito deve ascender no mundo do crime, matando seus rivais e vendendo o produto do momento: o Tabaco. O jogo tem uma inteligencia artificial superior a do primeiro jogo, existem mais veículos para pilotar, e a historia muda dependendo de suas ações e missões bem ou mal sucedidas. O mapa continua grande e dessa vez você pode andar por ai ouvindo músicas licenciadas da época.

O jogo foi lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC em agosto de 2010. Um bom jogo e uma boa alternativa para GTA.

O futuro: Mafia III

Mafia III será lançado em 2016, e terá o primeiro protagonista negro da série, Lincoln Clay, que participou da guerra do Vietnã e volta para Nova Orleans, sua cidade natal. Entre os temas recorrentes do game, se promete abordar a questão do racismo e da luta contra ele. No primeiro trailer, disponível logo acima, Lincoln aparece tendo um flashback de sua vida, e no final executa o que parece ser um de seus rivais perto dos pântanos do centro-sul norte americano.

A produtora do game, 2K Games, continua apostando no mundo – e história – aberto. A ampliação da escolha própria como ponto modificador da história pode ser uma boa aposta da produtora, o mercado parece responder bem a esse tipo de modelo e não seria um tiro no escuro, já que o segundo jogo da franquia apresenta conteúdo nesse sentido.

A ambientação também é um ponto a ser considerado. A cidade é Nova Orleans, terra do Jazz e famosa por seu carnaval (lembram-se da missão em Hitman:Blood Money ?). A música da época (já usada em  Máfia II) e as paisagens podem formar um ambiente prazeroso para o jogador, isso tudo sob o pano de fundo da guerra do Vietnã que pode vir a ser explorada durante o jogo, talvez em flashbacks e missões especiais. O design dos veículos e dos equipamentos também deve evoluir em relação aos máfias anteriores, puxado principalmente pelos desenvolvimentos gráficos introduzidos na nova geração de consoles.

A expectativa pelo jogo é grande, mas não rivaliza com os jogos mais esperados para o ano de 2016. Máfia III pode, portanto, ser uma grande e positiva surpresa para os jogadores, pelo menos é o que esperamos.