Pokémons ganham Mega Evolução na geração X/Y

Há dezoito anos convivemos com os RPGs de Pokémon em portáteis, e os monstrinhos mudaram bastante desde que as versões Red/Blue/Green foram lançadas.  Isso é necessário para dar uma variedade maior deles e alimentar o mote “Gotta Catch ‘em All!”, com eles passando de simples animaizinhos com apenas um elemento para misturas bizarras e até objetos de elementos mesclados. O próximo passo que a GameFreak quer tomar em Pkmn X/Y parece um pouco Digimonesco, mas é tão real quanto a incapacidade do Ash ganhar da Liga: Mega Evoluções.

Diferente das evoluções normais, as mega só acontecem dentro de batalha e apenas um pokémon por party poderá mega evoluir durante uma. Para acontecerem, Absol, Ampharos, Blaziken, Kangaskhan, Lucario, Mawile ou Mewtwo devem segurar uma pedra com seu nome (Lucarionite, por exemplo) e fazer mais alguma coisa não revelada, quando então acontece uma animação e o bicho muda de forma e recebe o prefixo Mega no nome.

Além da adição nome, cada evolução dará um bônus diferente para o evoluído. Ampharos se torna Electric/Dragon, Absol ganha um boost no ataque base e Kangaskhan recebe ajuda do seu filhote para atacar, podendo dar dois hits numa mesma rodada.  No site oficial do jogo é possível ver a arte de cada um e uma pequena explicação de cada buff.

O que vai ser interessante de ver é o impacto dessas mudanças no competitivo de Pokémon. Mewtwo e Blaziken são classificados como Uber, normalmente banidos em campeonatos, mas Lucario faz parte do cenário e sua situação não deve manter a mesma depois dessa atualização. Os outros quatro são todos “Raramente Usados/Nunca Usados”, e seria interessante ver monstros trocando de classificação por sua versão Mega, principalmente Absol que dependendo do bônus recebido pode ter um dos maiores ataques do game.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.