Binding of Isaac e Super Meat Boy: haveria uma relação entre os dois?

Aproveitando o clima assustador de ontem, venho aqui no blog contar uma grande lenda urbana dos games: a que The Binding of Isaac não é apenas do mesmo produtor de Super Meat Boy como também sua sequência. Ok, na verdade pensei nisso com alguns amigos na mesa de uma pizzaria, mas “lenda urbana” soa bem melhor do que “historinha”.

Meat Boy é um garoto de carne como outro qualquer: tem duas pernas, dois braços, cor avermelhada e até uma namorada, Bandage Girl. O problema é quando a moça é sequestrada pelo vilão Dr. Fetus, e o herói deve ir salvá-la. Ele deve percorrer um caminho perigoso, com lava, canhões e serras elétricas, até alcançar Bandage Girl, para ela ser pega de novo por Dr. Fetus. Isso se repete por mais de 100 níveis até o último deles, onde o menino consegue derrotar seu inimigo e ir embora em paz com a amada.

Isaac, por outro lado, já vive uma sina terrível, em que sua própria mãe tira seus brinquedos, o tranca no quarto e depois vai tentar assassiná-lo, guiada por uma voz do além dizendo que ela precisa “provar sua devoção”. Por sorte ele consegue escapar por uma porta secreta no chão do seu quarto que leva ao porão.

Lá ele encontra crianças destruídas e pedaços de corpos que tentam atacá-lo, e entre uma dungeon e outra ele cai em posição fetal e seus pensamentos são expostos, mostrando cenas horríveis de maus tratos em sua infância. Dito isso, vamos começar a ligar os pontos.

Toda vez que Meat Boy morre em um level ele deve recomeçá-lo, e quando ele chega ao fim é mostrado um replay com todas as suas tentativas. E se considerarmos essa “corrida” dos meninos de carne até a Bandage Girl como – se você acredita que bebês vem da cegonha, pare de ler aqui – espermatozoides indo ao óvulo, onde só o primeiro que chegou ao ponto final tem sucesso.

Seguindo esse ponto, Isaac seria o fruto da última fase do jogo, em que Meat Boy e Bandage Girl conseguem ficar juntos, sem que Dr. Fetus sequestre a garota de novo. Mas espera, temos um vilão que é um feto em um dos jogos e crianças deformadas e pedaços de corpos no outro. E se Dr. Fetus estivesse tentando salvar o futuro Isaac de uma existência problemática?

Então todo seu esforço para separar o casal é na verdade para impedir o sofrimento de uma futura criança, filha de mãe aparentemente solteira e completamente perturbada. Esta que ele conhece muito bem após passar um tempo trancado em seu porão com outras criaturas deformadas.

Um dia ainda vou me aventurar mais por The Binding of Isaac para procurar pistas que possam comprovar esse mito, mas por enquanto paro por aqui. Sintam-se a vontade para comentar sobre a história, contanto que não haja xingamentos e coisa do tipo. Até o próximo Halloween.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.

  • misterios

    tem um boss no the binding of isaac que nao lembro o nome mas e parecido com o chumb so que vermelho esse mesmo boss tem no 2 mundo do super meat boy.

  • Pingback: Alguém da equipe de Pokémon deve gostar de Doctor Who - PLAYER TWO()

  • Isso o que vc disse até tem um fundo de verdade, mas eu encararia a relação entre os dois jogos como spin-offs já que no the binding of isaac vc encontra um item que é o dr fetus e te dá a habilidade de soltar bombas em vez de lágrimas. E tem tb um dos finais do jogo aonde o isaac encontra um feto e se veste como o dr fetus, sugerindo que ele tem alguma relação de parentesco com o vilão de super meat boy.
    Enfim, essa é mais uma daquelas lendas pra botar medo no pessoal e alimentar teóricos da conspiração.