O ônus do desgaste nas franquias anuais

red dead

Recentemente a Rockstar sinalizou que pode estar preparando uma sequência de Red Dead Redemption. Como se não bastasse, Bully e LA Noire também podem ter novos jogos a caminho. A empresa ainda disse que não se apressa para lançar novos games e que os títulos são lançados mesmo que demorem. Essa afirmação é bastante significativa em uma época na qual as desenvolvedoras querem lançar franquias anuais sem o menor capricho.

No extremo oposto dessa lógica, a Ubisoft vem se mostrando bastante apressada, especialmente para desenvolver sequências de jogos que significam lucro certeiro como Assassin’s Creed e Just Dance.

Enquanto a Rockstar leva anos para concluir um novo episódio de sua obra-prima Grand Theft Auto, a Ubi é uma verdadeira metralhadora, enfiando goela abaixo dos consumidores um novo Assassin’s diferente a cada ano – todos cheios de bugs e defeitos que poderiam ser solucionados com um pouco mais de esmero.

Apenas para fins de comparação, desde 2008 a Rockstar lançou GTA IV e V, enquanto a Ubisoft lançou Assassin’s Creed II, Brotherhood, Revelations, III, Black Flag e Unity. Sem contar Rogue e os spin-offs para portáteis.

Essa diferença nas políticas das duas empresas tem impacto direto na reputação delas. Afinal, até mesmo os fãs mais ardorosos da franquia dos Assassinos admitem os bugs dos jogos da série. Não que GTA seja perfeito, mas é visível o cuidado com o qual a Rockstar trata seus lançamentos.

Em 2015, devemos ter um novo Assassin’s Creed que se passa na Inglaterra vitoriana, que também será incrível, mas cheio de bugs. Red Dead Redemption 2 pode até demorar para ser lançado, mas podemos ter certeza de sua qualidade.

  • César Augusto Soares da Silva

    Um que também segue à risca a ideia de ‘prazo não importa desde que o jogo fique bom’ é a série The Witcher, com o vindouro The Witcher 3: Wild Hunt.
    A empresa já adiou o game umas três vezes, e disse que não estava no ponto de ser entregue aos jogadores.
    Acho que vale muito mais a pena esperar, não só por ter um jogo melhor, mas também pelo anseio de querer jogar, do que ficar jogando ano após ano a mesma coisa, como Call of Duty e Assassin’s Creed

  • jose

    Até que enfim alguem abriu os olhos e viu oque realmente está acontecendo, isso não é so com AC, COD ja esta dessa forma a muito tempo, no mesmo barco temos FIFA E PES, NFS.
    Realmente ta foda, eles lançam um monte de merda querendo fazer dinheiro rapido e esquecem da qualidade