Onde a mágica não acontece: Subindo de elo

maxresdefault

Sempre que a temporada vai chegando ao fim, as recompensas são anunciadas, começa a corrida pelo elo. “Dicas para subir de elo” brotam em fóruns, blogs e no youtube e esse tipo de conteúdo tem grande acesso durante esses períodos. O problema é que subir de elo é como perder peso: não existe fórmula mágica. A única saída pra subir de elo é ter disciplina e se esforçar até alcançar o que você almeja. Faltam aproximadamente seis meses para terminar a temporada então acho que é um bom momento para correr atrás de suas metas para as filas ranqueadas sem se desesperar. Não irei dar nenhuma dica diretamente sobre o jogo, esse post tem o objetivo de ajudar vocês à criar um método de aprendizado e preparação para seus jogos.

Um dos aspectos mais importantes para maximizar suas chances de vitória é a sua mentalidade: dentro do jogo e no processo de aprendizado e subir de elo.

Seja autocrítico.
O único jeito de você jogar melhor é corrigindo seus erros e para que isso aconteça o primeiro passo é você admitir que você errou. Pensar que perdeu uma partida por causa de outros jogadores pode te confortar após a partida porém isso não irá te ajudar a jogar melhor.

Seja perfeccionista.
Mesmo em partidas que você venceu com facilidade, erros foram cometidos. Eu diria que é impossível jogar sem cometer um erro sequer e mesmo essas pequenas correções fazem diferença no seu nível de jogo.

Seja persistente.
Perder não é motivo para desistir de tudo e parar de jogar ranked. Vamos tomar como exemplo o jogador Wild Turtle, atualmente rank 1 da ladder do servidor NA. Em seus 330 jogos, ele ganhou 197 e perdeu 133, isso significa que em média ele perde dois jogos à cada cinco. Se um dos melhores jogadores do mundo vence menos de 60% de suas partidas, estar próximo de 50% não é motivo para desistir.

Não desista de uma partida.
Já perdi a conta de jogos que um time deu surrender e perdeu uma partida mesmo tendo totais condições de vencer. Existem dois motivos para não desistir:

  • Se você cometeu erros e está perdendo o jogo, o time inimigo pode fazer o mesmo à qualquer momento e te dar a chance de virar a partida.
  • São nos jogos onde você está perdendo que você tem que ser criativo e encontrar formas de voltar para a partida. Essas tentativas podem falhar naquela partida porém podem funcionar em outras.

Além da mentalidade, estar com seu computador e seu corpo prontos irá te ajudar à subir de elo. É óbvio que ter um computador high-end não irá ser um fator decisivo pare vencer, mas jogar com lag (seja de vídeo ou de internet) com certeza pode fazer com que muitos jogos sejam perdidos.

Garanta que você não será interrompido.
Cada instante de uma partida de League of Legends é crucial então pequenas interrupções como fechar a janela, apagar a luz, levar o lixo podem ser a diferença entre a vitória e derrota dependendo do momento que você tenha que se ausentar do jogo.

Esteja com o corpo preparado.
Fome, sede, vontade de ir ao banheiro, dores no corpo, dor de cabeça: tudo isso influi no seu jogo e se seu objetivo é maximizar suas chances de vencer é importante estar com a saúde e corpo “em dia” antes de começar uma partida.

Teste sua internet.
Sites como o http://www.speedtest.net/ são muito bons para analisar se a banda de sua internet está boa o suficiente para você jogar.

Teste seu client.
Infelizmente o Client do League Of Legends não é a sétima maravilha do mundo então para evitar bugs, checar key bindings, checar sets de itens, crie um custom game com bots antes de jogar. Recomendo que esse procedimento seja feito sempre mas que ele seja feito com maior atenção na primeira vez que você joga após um patch, são inúmeros os casos de pessoas com problemas de ping, fps, bugs visuais depois de uma atualização do jogo.

O processo de aprendizado está muito além de preparar seu corpo, mente e computador antes do jogo, tudo que você faz após uma partida é extremamente importante também.

Faça tudo! Menos começar outra partida.
Se você venceu, aproveite um pouco essa sensação boa, se você perdeu tente fazer alguma coisa que te distraia por alguns minutos. Começar um jogo depois do outro pode ser prejudicial pois você ainda está no ritmo de sua partida anterior e essa confusão em sua mente pode fazer com que você perca.

Esfriou sua cabeça? Hora de analisar seus erros.
Na minha opinião, o melhor momento para analisar o que você fez de errado em sua ultima partida, é logo depois de esfriar a cabeça pois você ainda se lembra os motivos por trás de suas ações e está com a mente mais tranquila para analisar seus erros. Programas como LOL Replay e Baron Replay são autorizados pela Riot e gravam seus jogos permitindo que você possa observar cada um de seus erros e corrigir futuramente.

Registre seus erros.
Não basta identificar um erro, não cometer no jogo seguinte e duas partidas depois fazê-lo novamente. Anote tudo que você encontrou de problemas em seu jogo em um papel, post-it ou mesmo em um bloco de notas do computador, qualquer coisa que fique à vista enquanto você joga serve. No meu caso, eu sempre tinha uma folha de sulfite com meus principais erros escritos em letras enormes ao lado do teclado e sempre que eu ia base eu olhava para o lado e me lembrava das áreas do jogo que eu precisava melhorar.

Seja organizado.
Tente criar um “banco de dados” de seus erros, use uma página de caderno para cada partida analisada, anote o campeão usado, seu score naquela partida, seu farm, tudo que você achar relevante. Dessa forma é muito mais fácil você relacionar certos erros com estatísticas ou champions usados. Exemplo: Depois de jogar vários jogos de AD Carry, eu noto que em certas partidas eu tinha um número alto de mortes e coloquei erros de posicionamento na lista de correções à serem feitas enquanto em outros jogos não existia nenhuma menção sobre posicionamento. Analisando os heróis usados, percebi que maioria das partidas que eu tive problemas com posicionamento eu estava usando campeões como Kog’Maw que não tem nenhum escape. Sem essa organização, seria muito mais difícil eu notar essa tendência e seria mais difícil corrigir esse erro.

Para ser sincero, não acho que falei algo totalmente novo e revolucionário, mas como eu disse, não existe a fórmula mágica para subir de elo. Espero que esse post ajude e incentive muitos de vocês à criar seu método de aprender e jogar melhor.