Os jogos espaciais estão voltando à moda

Playertwo Novos jogos espaciais

Os computadores são produto direto da Segunda Guerra Mundial, como o brilhante filme “O Jogo da Imitação” mostra muito bem. Suas aplicações continuaram sendo aprimoradas e, com isso, os videogames surgiram no contexto da Guerra Fria. Por isso, grande parte dos games originais tinham como pano de fundo um mundo militarista em busca da conquista espacial.

Atualmente, vemos um novo crescimento dos títulos com essa temática devido à capacidade de processamento elevada dos novos consoles e PCs. Games como Adrift, que lembra bastante o filme Gravidade, e Alien Isolation, trazem narrativas de ficção científica pertencentes ao cinema para criar o clima de solidão próprio do espaço.

Star Wars Battlefront não é necessariamente espacial, mas se aproveita do universo mais famoso de todos os tempos com essa temática para dar uma experiência next-gen de tiro em primeira pessoa.

Já jogos como Kerbal Space Program e No Man’s Sky tentam simular a exploração do espaço e apontam para a imensidão do universo, coisa que games antigos como Ultima já tinham tentado, mas agora com capacidades infinitamente maiores.

Isso se dá mais de 20 anos após o declínio dos games espaciais. Um dos primeiros jogos de todos os tempos foi Spacewar, um multiplayer espacial em que duas naves devem destruir uma à outra sem serem sugadas por um buraco negro. Apesar de sua primitividade, o game tinha uma física incrivelmente realista para um proto-videogame do início dos anos 1960.

Com o avanço da corrida espacial, a ideia do universo se arraigava na cultura pop. Durante os anos 70, os filmes e séries com temática espacial como Star Wars e Star Trek e o chamado “space rock” de bandas como Hawkwind, King Crimson e Pink Floyd inundaram o imaginário coletivo. O reflexo nos games foi instantâneo, com Space Invaders, Galaga, Galaxian, Lunar Lander, Defender, entre muitos outros lançados até meados da década de 1980.

Será que agora nos anos 2010 veremos um novo boom espacial nos videogames?

  • Os jogos espaciais nunca morreram, o PC sempre teve vários deles, o que acontece que a plataforma PC passou por uma era negra que foi do começo dos anos 2000 até 2010, e com isto estes jogos desapareceram do mercado também, agora com o ressurgimento do PC como plataforma forte, estes jogos estão voltando. Sendo o principal entre eles Star Citizen.