Por que as pessoas compram consoles ao invés de PCs?

pc

Uma dúvida vem rondando minha cabeça nos últimos tempos, e não consigo solucioná-la racionalmente. Talvez todos tenhamos essa mesma pulga atrás da orelha em algum momento: por que comprar um console se os PCs estão aí?

Vale lembrar que este que vos escreve é um jogador assíduo de consoles e nunca usou o computador para fins gamísticos. No entanto, pensando bem, o PC é uma plataforma muito mais completa. Além de permitir as jogatinas com uma biblioteca praticamente inesgotável de títulos, tem uma infinidade de funções e programas que podem ser usados, sem nada a ver com os jogos.

No exterior, o investimento necessário para um PC voltado para games é muito mais alto que o preço de um console, mesmo os da nova geração. No Brasil, entretanto, essa diferença não é justificável, já que é possível montar uma máquina ótima por muito menos do que o preço oficial de um PS4 nas distribuidoras oficiais. Esse argumento se esgota totalmente quando comparamos o custo de um jogo para console e de um para computador.

É verdade que Sony, Nintendo e Microsoft têm um conjunto de games exclusivos invejável e isso vale muito na hora de escolher uma plataforma, mas também existem muitos títulos que não são lançados para consoles, e o que são costumam ter gráficos mais modestos do que em PCs de alto desempenho, sem falar que os computadores podem ser atualizados e customizados para melhor atender às necessidades. E eu nem falei da Steam, que destrói qualquer defesa em prol dos consoles.

As vantagens dos videogames estão no conforto de se jogar em um sofá ou na cama com a imagem na TV – apesar disso também ser viável em notebooks -, dos joysticks específicos – mesmo que algumas pessoas prefiram o teclado e mouse – e a possibilidade de se reunir com amigos para jogar games multiplayer – ainda que tenhamos pouco tempo para isso e joguemos mais no modo online.

Rebatidos ou amenizados todos esses argumentos, resta apenas uma hipótese, que não seria nada legal de se admitir. Será que não temos mera necessidade de apresentar fidelidade por uma marca? Isso explicaria a ferocidade com a qual as pessoas discutem acerca de consoles, e como são amenas as discussões sobre componentes de hardware para PCs. Um fator irracional pode ser tão determinante para o sucesso desses produtos tão queridos que são os consoles? Ainda não há uma resposta. Espero que não.

  • Eu tenho um i7 com uma GTX 680. Estou satisfeito, mas comprei um Xbox One, hoje em dia só jogo nele. Sunset Overdrive e Forza Horizon que o digam. Sem contar FIFA 15 que o online dele no PC é uma bosta e cheio de trapaceiros.

  • Neo

    Ótimo texto.
    A minha teoria é mais simples do que fidelidade a marca, mas sim a raiz de onde começa isso, ou seja, na infância. jogos ainda serão coisa de "criança/adolescente" tendo em vista isso, boa parte da adolescência tu vai passar jogando nos consoles por motivos de: Era do teu pai, ou ele comprou um e pegou pirata (cada vez menos hj em dia) pq o console aguneta anos, o filho so vai pedir jogo e isso quando ganhar, se ele não ganhar um jogo ele vai continuar jogando o anterior, não vai ficar lento, não vai parar de funcionar pq mudou o sistema operacional.

    A praticidade do console é um atrativo muito melhor em comparação ao PC, por mais que a Steam tenha titulos e titulos custando um preço infimo, o jogo do momento é o que vai imperar, e esse é caro em ambos, com a diferença de que no console vai rodar, no PC talvez.

    O público não é adulto, e quando é corresponde a uma parcela muito pequena de "adultos que gostam de joguinhos".

    Essa teoria é tão forte que a propria steam esta trabalhando no seu "PCsole" algo que tu compre pronto como um console, e tenha a praticidade da steam.

    O futuro será cada vez mais dos consoles, a praticidade combina com o mundo digital.

  • Fred

    No pc vc tem que adequar a máquina ao jogo, no console o jogo se adequa a máquina, Simp.,és assim. Com o console vc sabe que as indústrias é que se preocuparão em fazer o jogo rodar pra vc.

  • Daniel

    é muito simples, eu trabalho com venda de jogos e tem gente que nao sabe RESPONDER um EMAIL!!! No sabem enviar um anexo! Ou nao sabem nem a diferença de Wii pra Ps4! Aí vocês querem que o povo saiba o que é GTx-750 ou Core I7 ou 12gb de memoria…….. serio isso? é muito mais facil eu comprar um Cd, enfiar no console e tchau, nao precisa ver configuração de PC, se placa de video suporta, se tem memória suficiente nem nada, botou, rodou, jogou!

  • luigiol

    Os requerimentos para PC dos jogos realmente tão pesando bastante. Antes era tranquilo rodar novidades nas placas mais antigas, mas a qualidade dos jogos está escalando muito rápido, e não tem bolso que aguente uma placa de vídeo nova, ou mais memória, a cada ano.

  • Leandro

    Eu não tenho preferencia entre PC e console. Gráficos para min de nada representa.. Eu gosto dos consoles pela interação que este proporciona com os amigos reais. Já no PC tenho a mesma experiência apesar de não estar com muito tempo e dinheiro para investir neste onde o principal jogo que eu jogo e Dota então não tenho muito que exigir da minha maquina…

  • Danilo

    Pra mim vale muito pelos exclusivos. Os únicos jogos que realmente prestam e que tem histórias e enredos mais envolventes são os exclusivos. PC é pra jogar COD, BF, Fifa etc…
    Quando o online do PC conseguir fazer funcionar um jogo como o Destiny numa boa e sem cheat, além de trazer jogos exclusivos decentes, dá pra pensar em montar um PC pra jogar.

  • Pra mim, é praticidade. Depois que comecei a trabalhar, o tempo ficou escasso e também apareceram outras prioridades, que me deixam pouco tempo pra jogar. E a idade vai chegando, não tenho mais paciência pra procurar cracks, patches, atualizações, resolver problemas de compatibilidade, configurar controle individualmente pra cada jogo, testar diversos drivers e fazer benchmarks. Ligo o console e jogo, pronto. Mas sei que pra quem tem tempo, o PC é melhor.

  • Praticidade e preço (no exterior). Fora que o computador costuma ficar em um local da casa que dificulta uma jogatina confortável durante um longo período, não dá pra jogar deitadão no sofá, por exemplo. Uma rede online única pra todos os jogos, jogos AAA ocasionalmente gratuitos (PS Plus, Games With Gold) e também o fato de que o foco das produtoras ainda são os consoles, pois é de lá que vem a maior parte do seu lucro.

  • Marcelo

    é simples, que comprou um PS4 ou Xbox One ano passado terá jogos novos, atualizados, com bons gráficos durante uns 7 a 8 anos sem investir mais nada além dos valores iniciais(referente ao hardware), já quem montou uma maquina poderosa pra games ano passado no máximo vai ficar sem precisar de atualizações por dois anos, sendo que cada atualização de hardware é um preço considerável e os jogos a cada lançamento pedem uma configuração melhor para roodar no máximo, coisa que não acontece com consoles.

    • henrique

      7 a 8 é muito, e quem comprou um PS4 (EU) sabe que os gráficos ainda poder melhorar… mas vai chegar uma hora que os jogos utilizaram o máximo do PS4, e a pessoa que comprou o PC (eu tbm) estará na mesma situação, mas ai vai ocorrer oque aconteceu na geração PS3, o console fica limitado, enquanto o PC poderá sofrer um UPgrade, para atender os novos gráficos, eu fiquei a geração PS3 praticamente inteira com minha antiga 450gts e ela não foi superada pelo PS3, agora tive que dar um UP no pc e te garanto, ele vai aguentar com gráficos melhores ou iguais a geração PS4 inteira.

  • Joguei muito no PC mas não largo meis consoles por nada. O único estilo de jogo melhor pra se jogar no PC na minha opinião são os de FPS.. 🙂
    Apesar da desvantagem do gráfico em comparação com os consoles, não os troco.
    Ainda mais se você tiver o kit completo de gamer de console incluindo um ótimo Headset. ♡

  • quem disse que só um console pode-se jogar no sofá ou na cama ? .. a maioria que tem pc joga sentado porque gosta e acostumado com teclado e mouse , mais no pc eu posso ter um controle de xbox e um receptor e jogar sem precisa de fio e simples

  • Rodrigo

    Essa discussão é bem pertinente, bom post. Eu li os comentários acima e me surpreendi com alguns.
    As pessoas que falam que, para jogos atuais, são necessários grandes investimentos no pc deveriam pesquisar mais. Não sei a região que cada um mora por que isso varia o preço, e muito.
    Tenho um pc que montei por conta própria, peça por peça, na Santa Efigênia, rua de comércio eletrônico de São Paulo – SP, por 900 reais, longe do preço de um console atual, o máximo que mudei foi a placa de vídeo que na época da troca já faziam 3 anos que a tinha, gastei mais 410 na placa, totalizando o preço do pc em 1310, segundo o amigo acima disse ele pagou 1600 no ps 4, 290 reais mais barato.
    Quanto o que disseram da manutenção do pc, troca de peças e tal, 2 anos sem trocar uma peça, exclusividade para teclado e mouse que custam em torno de 22,00 cada, e de dois anos atrás pra ca, rodei todos os jogos que saíram com a mesma maquina em configuração alta pra cima. Então acho que por preço e manutenção os argumentos não são muito validos.
    O multiplayer offline caiu muitoooooo durante as gerações pós ps 2, a maioria dos jogos possuem mp online sem suporte para splitscreen, o que também invalida os argumentos. Comodidade também depende muito, hoje você pode usar o pc deitado na cama, sentado no sofa olhando para uma tv de 48 polegadas.
    Na questão gráfica os argumentos caem por terra. Levando em conta que não joguei ps 4 ainda, na geração do ps 3 os gráficos não se comparavam com os do pc, possuo o ps 3 e joguei Resident Evil 6, Grid 2, entre outros titulos em ambos, console e pc, e me surpreendeu a diferença nos gráficos, o quão atrás o ps 3 estava. Vocês que jogaram ps 4 podem falar melhor mas como disse, me baseio nos consoles da geração passada.
    O preço também é a favor no pc é só olharmos para o FIFA 15 que custa mais de 200,00 para os consoles e, semana passada, estava por 69,90 na origin, preço normal 99,00.
    O que favorece os consoles são os exclusivos, todos que jogam no pc reclamam disso, serie God of War e Last of Us nunca vão ter versões para pc e são grandes jogos, o segundo o melhor jogo de todos os tempos, e ainda iram sair mais jogos com exclusividade para consoles, BloodBorn, Gears of War e muitos outros, talvez seja esse o unico argumento a favor dos consoles, e que faz muitos comprarem, assim como eu, comprei o ps 3 para jogar last of us.
    Esta e minha opinião.

    • henrique

      Perfeito!

  • carlos

    Particularmente o simples fato de que pc’s exigem troca de peças constante, configuração e refinamento para melhor desempenho dos jogos, já me irrita. Isso pq sou da área de ti. Sei q jogo alguns jogos capados, mas quando falo de diversão, quero por o jogo e jogar, sem me lamentar pq o jogo tá lento ou poderia estar mais bonito… nos consoles simplesmente não tenho essa opção para lamentar!

    • henrique

      Gosto dos PC's pelo mesmo motivo que faz vc não gostar, mas seu comentario foi extremamente valido

  • 1º: O console dura a geração inteira sem precisar de upgrades, o que é o oposto do PC, que pelo menos de 2 em 2 anos você precisa estar mexendo. 2º: Comprei meu PS4 por cerca de 1600 reais há alguns meses; com esse dinheiro não dava pra comprar nem a placa de vídeo top do momento. 3º: PC é péssimo pra multiplayer offline. Uma das coisas mais legais de jogar video game é juntar os amigos em casa e jogarmos todos juntos se zoando e bebendo. No PC é muito difícil conseguir isso. 4º: Os jogos vem otimizados no console. Não preciso me preocupar se a minha RAM vai ser suficiente, se minha placa de vídeo aguenta a resolução máxima, etc. É só botar o disco pra rodar (ou iniciar o game digital) e jogar. Esses são os principais motivos pra continuar comprando consoles, apesar de ter um PC que roda de boa quase tudo que sai nos dias atuais (exceto pelo brutal Assassin's Creed Unity, caso os requisitos sejam reais mesmo)…

  • Aqui eu uso a steam big picture, é tão confortável quanto um console, do sofá além do controle sem fio eu uso o mouse sem fio pra navegar pelo pc tbm. Falar hj em dia q é mais confortável jogar no console é papo furado, basta ter uma tv na sala e um cabo hdmi, controle de x360 e mouse sem fio, tendo isso é só ativar a steam bigpicture e aproveitar confortavelmente. E quando recebo amigos em casa é a msma coisa de quando jogávamos em consoles, basta pedir q eles tragam mais controles caso vc n tenha mais de 1, dpois configura os jogos em splitscreen q ta feito. Eu sai dos consoles por causa disso, não tem mais jogos disponíveis pra se jogar em splitscreen ou em multiplayer offline. Sem falar q posso colocar filmes pra assistir direto pelo pc na tv e jogar jogos de gerações anteriores. 😀

  • Gabriel

    Acho que os consoles são mais fáceis de ser usados.. O pc eh pra que ja eh um maior conhecedor..

    No caso de preço.. Eh menos logico.. Com 4 mil reais da pra comprar um pc médio-alto mas não um que suporte um gráfico pesado no ultra..

    No meu caso penso em um ps4 pq aqui ha uma loja que esta vendendo o ps4 por 1699, e o ps4 branco com destino por 1899..

    E se eu for montar um pc bom vou gastar 4300 do jeito que montei.. E ele nem vai rodar gráficos no máximo..

    Mas o pc por ser uma ótima central de mídia e capaz de ser atualizável..

    Mas tudo depende de pessoa pra pessoa..

    • Henrique

      montei um PC por 1500 reais que bate os graficos do PS4 (tenho PS4), claro que eu já tinha o monitor, gabinete, hd, fonte e perifericos. Mas mesmo assim chegaria no maximo a 2500 reais.

    • adnan

      na verdade cara um pc de 4 Mil é já passa, e muito um console da Next Gen, o que realmente não passa é o de 2500 reais, que alguns falam que tem melhor desempenho que um console, até tem mas não em todos os jogos,sendo que para uma boa configuração que passe os consoles é bom investir uns 3000 reais, para não ter problemas futuros.

  • Alex

    Joao
    O novo assassinos no PC vai rodar com graficos melhores que no console, É ÓBVIO ,so na resolução/AA da de 10 a 0
    Se quiser jogar na mesma qualidade do PS4 , uma placa de 450 reais ja ja vai dar conta do recado, é isso que consolistas nao entendem !!!

    • marcelo

      n entende nada placa de 450 n chega perto do ps4 no minimo uma GTX 680 que ta na media de 1250 pila

      • henrique

        marcelo. gtx 680? kkkkkkk menos né, tenho uma gtx 750, (650 reais) e roda os jogos em resolução melhor que no PS4, (Tenho PS4).

    • Pode crer, me convenceu. Comprar Forza Horizon 2 e Sunset Overdrive pela Steam. Quando sai?

  • JOÃO DA QUITANDA

    Porque diferente de vc, as pessoascompram consoles, por oferecerem mais serviços em relação a games, do que no PC. O Online do PC eh uma bosta, cheio de hacks, cheaters e muito lagado, em compensação a Xbox Live vc tem mais segurança e um online puro, feito exatamente pra aquilo : JOGAR.

    E nao adianta falar que mmimimi PC é barato que nao é nao, AC Unity veio pra provar que os games estão ficando pesados e que o gamer tem q investir MUITO MAIS que um console, pra poder jogar seus games favoritos.

    Rídiculo os novos jogos pedirem 8GB de memória, e sempre novas placas de vídeo, para se rodar no máximo desempenho.

  • Adorei o artigo, é a mesma lógica de que assistir um jogo de futebol na TV é muito mais proveitoso do que numa stream. Desfrutar no conforto do Sofá, a comodidade da TV, além da tela até maior, haha,vale muito a pena, mas não justifica, e o motivo irracional vale muito mais a pena, muito bom mesmo o artigo, parabéns.
    http://www.combomental.com.br