PS4 com realidade virtual?

Nos últimos dias, alguns rumores vêm tomando força e tornando a próxima geração mais interessante. Apesar de nada ter sido oficialmente confirmado, é bem possível que a Sony esteja desenvolvendo um óculos de realidade virtual para o Playstation 4. Caso isso realmente aconteça, o que pode mudar na guerra dos consoles?

A primeira questão a ser colocada é se há tecnologia suficiente para um projeto desses ser bem sucedido. Não adianta nada tentar inovar se não tiver meios para isso. É importante que a Sony consiga algo que funcione bem, senão ela criará um elefante branco e obterá fracasso, assim como a Nintendo fez com o obscuro Virtual Boy.

Também é necessário que os jogadores estejam interessados na tecnologia da realidade virtual. O Wii fez um sucesso estrondoso nos primeiros anos pois as pessoas queriam jogar com movimentos, e depois acabou entrando em decadência porque os consumidores perderam o interesse, até mesmo pela concorrência do Kinect e do Move.

E por último, mas não menos importante, a Sony precisa saber lidar com a inovação que estaria tentando implementar. Se ela fizer um produto incrível mas muito caro ou com o qual os desenvolvedores não consigam criar jogos compatíveis, vai ser difícil conseguir a adesão do público.

Se tudo der certo, no entanto, a realidade virtual pode vir para ficar e se transformar num novo jeito de jogar videogame. Claro que a forma tradicional nunca será deixada de lado, mas novidades são sempre bem vindas e podem adicionar muito às jogatinas. Resta saber como a Sony fará para tornar essa tecnologia viável.