Quick Look – Cities XL 2012 (PC)

Mais uma edição da coluna mais rápida do Player Two está saindo do forno, trazendo como sempre a grande pergunta que rege o universo: devo ou não comprar tal game? Para ajudar com a resposta apontamos alguns pontos positivos e negativos que o jogo apresenta, e a partir dai a decisão é de vocês.

Já tentamos reestreiar os Quick Looks algumas vezes, mas dessa vez ele veio pra ficar, e começa com o simulador Cities XL 2012. Preparem-se para descobrir logo após o break o que ele traz de bom e em quais pontos precisa se recuperar na competição antes da chegada do novo SimCity às prateleiras.


++ Pontos Positivos:

[Complexidade] A última grande experiência que tivemos com simuladores de cidades – não contamos CityVille, por favor – foi SimCity Societies, um jogo bom, mas pouco profundo. Cities XL, por outro lado, é bem completo, com sistema de ônibus, metrô, foco maior na economia e essas coisas mais sérias. Vai ter gente pegando papel e caneta para planejar as cidades direitinho.

[Tutorial] Normalmente não sou muito adepto a tutoriais, só confirmo tudo bem rápido para começar a descobrir as coisas por mim mesmo, mas tive que aceitar a ajuda nesse game, e ela veio de bom grado. Ele explica a maioria das funções muito bem, com um capítulo para cada parte essencial da cidade, e você vai precisar disso se não jogou nada da franquia.

[Cidades reais] Ao mesmo tempo que em Roller Coaster podemos tomar o controle de parques reais, aqui há possibilidade de virar o prefeito de cidades de verdade. Paris, Hong Kong e até o Rio de Janeiro são jogáveis. Só seria melhor se tivesse São Paulo, mas nada é perfeito.

[Profundidade]  Cities XL é um jogo bem divertido, principalmente para quem estuda/trabalha com urbanismo (oi gente). Há uma gama enorme de opções para desenvolver uma cidade, o suficiente para perceber o porquê de um monte de urbanista que aprendi na faculdade ter falhado em seus projetos. Olha, é bem complicado começar uma cidade sustentável do zero.

– – Pontos Negativos:

[Dicas] Todo simulador tem uma janelinha que dá dicas de como melhorar a cidade, comentando que falta moradias, há muito transito nas ruas etc. Isso existe em Cities XL, mas ele é extremamente vago. Há trânsito nas ruas, mas nós é que temos que procurar onde é o problema, não adianta clicar na dica que ela não mostra. Tentem achar um foco de transito numa cidade de mais de 50 mil habitantes, é um inferno.

[Poucas cores] Mesmo com vários atrativos na gameplay, os produtores não fizeram uma boa escolha em relação a palheta de cores. Tudo é um pouco escuro, marrom, sem sal, a única cor de personalidade mesmo é o verde dos gramados, que são substituídos pela cidade.

[Especificações erradas] Isso é algo que tenho visto bastante ultimamente. Minha placa de vídeo está ultrapassada, e muitos jogos, Cities XL 2012 na lista, dizem que não a suportam. O problema é que vou lá, instalo o game no PC e ele roda lindamente. Tem que ver isso ai.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão (@luigilol).