Quick Look – Goblins vs. Gnomes, a nova expansão de Hearthstone

goblins

Menos de uma hora após o lançamento oficial da nova expansão do cardgame da Blizzard. Esse foi o tempo aproximado necessário para que os jogadores derrubassem os servidores da empresa, impedindo o acesso à Battle.Net e ao próprio Hearthstone. Tudo isso foi resultado do grande fluxo de players correndo desesperados para creditar saldo nas carteiras da Battle.Net em uma tentativa feroz de comprar rapidamente os primeiros pacotes da expansão Goblin vs. Gnomes. Diversos streamers famosos do jogo que tentaram fazer uma programação especial para a expansão mostraram, ao vivo, os problemas que todos os jogadores estavam sofrendo com a imensa quantidade de pedidos e acessos aos sites da Blizzard.

Tirando os problemas de sobrecarga – que são tradição nos lançamentos da Blizzard -, a nova expansão de Hearthstone se mostrou bastante interessante com a implementação do sistema de espectador e com a adição de mais de 120 novas cartas, além da introdução de novas mecânicas e um novo meta game.  Dentre as novidades está um novo tipo de criatura: os Mecanóides. Seu estilo de jogo único inclui as Spare Parts, cartas não colecionáveis que são obtidas aleatoriamente através de efeitos de outras cartas e que são utilizadas em criaturas, fornecendo diferentes tipos de vantagens.

++ Pontos Positivos:

[Modo Espectador] Com o lançamento de GvG, também houve o lançamento do novíssimo Modo Espectador onde os jogadores podem assistir as partidas de seus amigos. Essa ferramenta pode ser utilizada para o aprendizado, tanto de quem joga quanto do espectador.

[Meta game] Devido à adição de novas cartas e das novas mecânicas de jogo, o modo de se jogar mudou bastante, tornando alguns decks obsoletos e cartas antigas inúteis comparadas às cartas novas. Segundo analistas, essas mudanças são necessárias para manter a rotatividade do cenário competitivo e estimular a busca por novas estratégias.

Ponto Negativo:

[Cartas Antigas] Se por um lado a mudança do meta game e a adição de novas cartas foi útil para a renovação do jogo, por outro acabou tornando necessária a compra de novas cartas e o descarte das antigas. Para manter a competitividade é necessário algum investimento e paciência para montar novos decks e novas estratégias.