Realidade virtual?

oculus rift

Os filmes futuristas não cansam de falar sobre máquinas do tempo, carros voadores, corpos imortais e várias outras inovações tecnológicas. No entanto, existe uma tecnologia revolucionária que está prestes a emergir dos filmes de ficção científica para a vida real, diretamente para a sua sala de estar: a realidade virtual.

Apresentado ao mundo há algum tempo, mas aprimorado para a CES 2014, o Oculus Rift pôde ser experimentado por algumas pessoas durante a feira, que ocorreu na cidade de Los Angeles. Quem teve a oportunidade de jogar o revolucionário gadget pôde ver com os próprios olhos uma amostra do futuro dos videogames.

Será que aparelhos como o Oculus Rift poderão se tornar realmente populares a médio ou longo prazo? É impossível dizer com precisão, mas podemos analisar alguns aspectos desse novo cenário. O preço, a princípio, não deverá ser dos mais amigáveis. Assim como qualquer tecnologia nova e surpreendente, os consoles com realidade virtual que porventura poderão ser lançados deverão ser bem mais caros que os outros.

Por outro lado, o interesse por parte dos consumidores seria imediato e enorme. Quem não quer experimentar uma máquina que permite reproduzir realidade virtual? Essa seria uma das maiores inovações tecnológicas de todos os tempos, e mudaria a forma de se jogar videogame para sempre. Se os consoles caseiros, o direcional analógico, os gráficos poligonais, as jogatinas online e os controles por movimento foram grandes evoluções, a realidade virtual com certeza seria a maior de todas.

É claro que muitos oferecem resistência a esse tipo de novidade muito revolucionária e preferem continuar com a opção de jogar no estilo tradicional. Nada como o bom e velho joystick de frente pra tela da TV. No entanto, a alternativa de estar na pele do protagonista e viver o jogo de dentro será com certeza um sucesso, desde que seja bem realizada.

Após tentativas fracassadas como o infame Virtual Boy, estamos mais perto que nunca da tão sonhada realidade virtual. Ainda não existe data prevista para o lançamento do Oculus Rift, mas é bem provável que ele esteja disponível para o público nos próximos anos. Você está ansioso para jogar em realidade virtual?