Sony explica problemas na PSN

Desde o dia 20 de abril a Sony retirou do ar a PlayStation Network, serviço que conecta todos aqueles que jogam online no PS3, sem dar aviso ou explicação alguma. O primeiro palpite sobre a causa da queda foi que houve ataque por parte do grupo Anonymous, que protesta sobre a retirada sem motivo da funcionalidade “other Os” – onde era possível instalar Linux no console.

Entretanto, o boato foi desmentido pelo grupo no dia seguinte, seguido da ressalva de que a briga deles é com a Sony e que não farão nada que seja prejudicial aos gamers. Só após seis dias com o serviço offline e a revolta de um senador americano que a empresa resolveu dar uma explicação a seus clientes por email e pelo seu blog oficial.

A mensagem informa que, entre os dias 17 e 19 de abril, dados de usuários da PSN e do Qriocity – serviço de streaming de músicas e filmes da empresa – foram acessados sem autorização por hackers. Isso levou à queda dos dois serviços pela Sony como medida de segurança, e a contratação de uma firma de segurança para averiguar o que estava acontecendo.

A partir daí, uma reconstrução do sistema para fortificar sua segurança começou, o que explica a demora no restabelecimento dos serviços. Mesmo assim, ainda não se sabe quem conseguiu o acesso, mas quem quer que seja, pode ter obtido dados sigilosos dos usuários, como nome, endereço, email, ID e senha da PSN e até detalhes sobre os cartões de crédito registrados nas contas.

Uma sugestão da empresa é alterar nomes de usuário e senhas em outros sites e serviços que sejam iguais aos utilizados na sua conta da PSN. Além disso, ela diz também para ficar de olho na movimentação da sua conta bancária, se o seu cartão de crédito estava atrelado à conta.

Notada a gravidade da situação, o assunto passou do âmbito da mídia especializada e foi notícia em grandes portais, telejornais e programas de televisão.

Não existe uma data prevista para o retorno integral da PlayStation Network, mas na próxima semana alguns serviços já devem estar funcionando. Enquanto isso a gente se encontra na missa de sétimo dia da PSN no Facebook.

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.