SOPA colocado na geladeira por algum tempo

A ameaça não foi extinguida completamente, mas um grande passo foi dado em relação ao SOPA. O projeto de lei ficou famoso por, se aprovado, permitir que o governo norte americano bloqueie a visualização de sites que infrinjam leis de direitos autorais na visão das grandes empresas.

Após dezenas de desenvolvedoras e publishers de jogos eletrônicos se oporem ao projeto e até a Casa Branca mandar um comunicado de que a gestão Obama é contra ele, a votação do SOPA foi adiada até “um consenso ser atingido”. Ela iria ocorrer na quarta feira, dia 18 de janeiro.

Há poucos dias o bloqueio de DNS, justamente o que dava o poder para as empresas de censurar ao povo dos EUA qualquer site que elas quisessem, foi derrubado. Mesmo assim, elas ainda podem pedir multas a sites e o PIPA, projeto bem parecido com o SOPA, ainda pede o bloqueio de DNS.

Ainda não é uma vitória, mas depois de tudo isso e de várias empresas da Entertainment Software Association, o principal órgão apoiador do projeto, declararem que são contra e que ninguém da ESA perguntou a opinião deles sobre o assunto, podemos sonhar com a queda do SOPA/PIPA.

[via Dtoid]

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.