Corram para as colinas, o Steam foi hackeado

No começo da semana a Valve removeu de repente os fóruns do Steam do ar, logo após um diretório chamado FknOwned, um grupo que já havia habilitado cheats no serviço com um código não autorizado, aparecer na página principal dos fóruns.

Apenas mostrando uma mensagem de que ele havia caído “para reparos”, a empresa explicou mais tarde que havia mesmo acontecido um ataque, mas que o grupo só havia conseguido parar ali e que poucos usuários foram comprometidos. Bem, descobrimos hoje que não foi só isso.

Um email escrito pelo próprio Gabe Newell, chefão da Valve, informa que os meliantes invadiram uma database do Steam que contia, entre outros dados, senhas, emails e dados encriptados de cartão de crédito, o que pode trazer um problema enorme para a empresa.

Eles ainda não souberam de número de cartões roubados, ou se isso aconteceu, mas é sempre bom ser avisado. Tudo que podemos fazer agora é esperar que nada de ruim tenha acontecido e que a Valve se recupere desse baque. A carta, traduzida, está logo após o break.

Caros usuários do Steam e do Fórum, 

Nossos fóruns foram acessados externamente na noite de domingo, 6 de novembro. Começamos a investigar e descobrimos que a intrusão foi além dos fóruns do Steam.

Aprendemos que os intrusos obtiveram acesso a uma database do Steam também. Essa database continha informações incluindo nomes de usuários, senhas, jogos comprados, endereços de email, endereço físico e informações encriptadas de cartão de crédito. Nós não temos evidencia de que esses números encriptados de cartão de crédito ou informações pessoais foram pegas pelos intrusos, ou se a proteção sobre os cartões ou senhas foram crackeadas. Ainda estamos investigando.

Nós não temos evidencia de uso indevido de cartões de crédito por enquanto. Mesmo assim, você deveria prestar muita atenção na atividade e avisos de seu cartão.

Enquanto nós sabemos apenas de alguns usuários do fórum que tiveram suas contas comprometidas, todos os usuários deverão mudar sua senha ao se conectar nele da próxima vez que logarem. Se você usou a senha do fórum em alguma outra conta, sugerimos mudá-la também.

Nós não sabemos de contas do Steam comprometidas, então não planejamos uma mudança de senha forçada para ele (que é separada da senha do fórum). Entretanto, não seria uma má ideia mudá-la também, especialmente se é a mesma senha.

Nós reabriremos o fórum o mais rápido possível.

Eu realmente sinto muito pelo ocorrido, e me desculpo pelo inconveniente.

Gabe.

[via Dtoid]

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.