Conheça a Cartilha anti-promoção do Steam

summersale

Foi no final de 2009 que a Valve apresentou ao mundo o Playbook dos games: primeiro ela te conquista com promoções, depois te leva para uma gincana e no dia seguinte você acorda sem ninguém ao lado e com a carteira vazia. Já são cinco anos com a mesma lábia, e cada ano que passa o número de vítimas só aumenta.

Pensando nisso, o Grupo de apoio às vítimas do Steam resolveu criar a “Cartilha anti-promoção”, visando a diminuição nos casos de dívidas e falência durante os dias de saldão. Segue um modelo da Cartilha, que já está em tramitação no Greenlight.

     1. Crie uma lista de desejos

A lista de desejos não está lá só para participar de sorteio. Antes de começar a correria atrás de porcentagens, veja tudo que você planeja comprar, adicione à lista e se atenha a ela.

2. Reserve seu dinheiro

Após fazer a wishlist, separe o quanto você pode gastar com jogos no momento. Ter dinheiro contado com certeza vai fazer você pensar bem antes de comprar alguma coisa, e se sobrar um troco dá até para dar uma escapada da lista no final.

3. Não compre fora dos especiais

Praticamente todos os jogos entram em promoção nesse período, mas são os que vão para as Promoções Relâmpago, Promoções Diárias ou Escolhas da Comunidade que valem a pena mesmo. Se o que você quiser não entrar em nehuma, deixe para pegar no último dia, já que não tem mais chance do catálogo atualizar.

4. Não use sites para achar promoção

Sites que indicam quais as melhores promoções são um grande inimigo de quem está querendo dar uma economizada durante o saldão. Mesmo usando a wishlist, a tentação de ver tanto jogo barato é grande, e no final você acaba com um monte de tranqueira na biblioteca só porque estava barato.

5. Esqueça os “Acesso Antecipado”

Isso é mais uma dica para a vida. Há uns anos, pagar para jogar uma demo do jogo e só num futuro não determinado recebê-lo por completo seria loucura, mas os jogos com Acesso Antecipado tornaram isso normal. O problema é que a versão distribuída pode ser extremamente porca, ou ele nunca ser lançado, e quem adquiriu fica com um protótipo nas mãos para sempre. Segure a onda e espere até o lançamento!

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.