Conheçam Super Effective! A melhor sátira de Pokémon já feita

super

A grande maioria dos gamers já passou por um momento de transcendência em sua infância, onde desafios surgiam – e eram superados – ao longo de sua jornada para um crescimento pessoal. Não, eu não estou falando da puberdade, e sim do fato de se jogar Pokémon! Seja de Gameboy ou até mesmo para o DS a meta é a mesma: pegar todos eles. Porém, o enredo do jogo era algo que passa despercebido e muitas vezes foi mal explorado, algo que vem sendo consertado aos poucos nos títulos mais novos.

Para quem conhece um pouco mais sobre a série, sabe que o Ash é um personagem criado meramente a fins comerciais e que o personagem principal da região de Kanto – tanto no primeiro jogo quanto no mangá – chama-se Red. A primeira vez que tive conhecimento desse nome foi jogando Pokémon Gold: após vencermos a liga e fazer tudo o que deve ser feito na região de Kanto, conseguimos acesso para o Mt. Silver. Dentro da caverna, bem no seu interior, Red está a espera, sendo este o desafio supremo do game.

De qualquer maneira, venho apresentar uma ótima série em quadrinhos chamada Super Effective. O enredo gira em torno das primeiras aventuras do grande Red para se tornar o maior mestre Pokemon de todos, passando por momentos inesquecíveis como o primeiro Pokémon dado pelo Professor Carvalho e a batalha contra o líder de ginásio Brock.

Essa obra – criada por Scott Ramsoomair – é totalmente baseada no universo dos monstrinhos de bolso, porém conta com uma  boa dose de humor sátiro. Scott conta que começou seus desenhos devido ao tédio do trabalho; ele desenhava em seu horário de almoço. Atualmente é dono do site VG Cats, onde posta não só sobre um jogo, mas sim sobre vários outros, passando por Metal Gear indo até mesmo a Final Fantasy. VG Cats não é somente o nome de seu site, na verdade é o nome de seu primeiro trabalho, que foi lançado dia 01 de Setembro de 2001, e conta a história de dois gatos chamados Leo e Aeris que interpretam personagens de outras séries.

Esse é um dos poucos quadrinhos que me prendeu a atenção,  não só pela qualidade dos desenhos, mas também em como Scott conseguiu pegar a essência da série e transformar em algo tão engraçado e ao mesmo tempo tão inteligente. É válido dizer que como o criador trabalha sozinho nisso, não espere atualizações periódicas de seus trabalhos; elas acontecem, mas demoram um pouco.

Plus: e pra quem não manja de inglês, descobri por acaso o blog VG Cats Traduzidos! Com um título auto-explicativo, além de ser extremamente atualizado, os caras capricharam nas traduções e na edição dos quadrinhos originais. Vale muito a pena conferir!

About Kaio Rodrigues

Único sobrevivente dessa página maravilhosa chamada PlayerTwo.com.br, junto com o fundador. Amante de jogos independentes de fan-made, passo parte do meu tempo sonhando em um dia ser jornalista de games.

  • Stan

    Uia, meu blog aparecendo no blog dos outros hahaha!

    • Kaio Rodrigues

      Hahah, seu trabalho é fantástico e com certeza merece destaque! Muito obrigado pelas traduções! 😀

      • Stan

        Po, vlw! E seu blog é muito legal também, conheci por um acaso mas achei muito bom!!

  • Kaio C.

    Freaking Beautiful….