Support em dez passos #1: Introdução

suporte

Fala galera, eu sou o Fokinha um dos novos colaboradores do PlayerTwo. Jogo League Of Legends desde o início da Season 1 e de support desde o início da Season 2. Adoro fazer análises sobre o cenário competitivo, mas também gosto de explorar aspectos numéricos do jogo (nerfs, buffs, eficiência de itens/runas/masteries).

Este será o primeiro dos dez capítulos semanais do meu guia de support. A cada quinta-feira irei falar um pouco sobre essa role tentando ensinar algumas coisas e dar umas dicas para as pessoas com menor experiência. O post de hoje é apenas uma introdução ao tema, mas pode ser muito útil para quem não sabe absolutamente nada do assunto.

O que é um support?

Support é uma das cinco roles do metagame atual do jogo League Of Legends. Os champions usados nessa posição tem características variadas, porém, no geral, todos podem ser úteis para seu time mesmo sem itens através de suas habilidades que consistem em disables, heals e buffs.

O que um support deve fazer?

Apesar de ser a role com o maior potencial de dano quando estiver com itens adequados, o early game de um AD Carry não é tão forte. Dessa forma, o support deve carregar seu AD Carry durante o early game para que ele possa ser relevante no late game.

Além disso, os principais damage dealers do jogo no late game normalmente tem um seríssimo problema: falta de resistência. É trabalho do support defender os champions que podem ser mortos facilmente para que eles possam fazer seu trabalho que é dar dano.

Por fim, mesmo com as mudanças no sistema de visão, os supports ainda são os principais responsáveis por essa tarefa. O limite de wards por jogador e a remoção do Oracle’s Elixir aumentou a dificuldade de adquirir um bom controle de mapa, fazendo com que isso seja uma tarefa importantíssima.

A conclusão que eu posso tirar desse primeiro capítulo é que ser support é fazer muito e levar seu time para a vitória mesmo com poucos recursos. Ser support é carregar seu time não só com suas mecânicas, mas principalmente com seu conhecimento de jogo.

  • A minha dúvida agora na season 4 é se um support deve ou não comprar pink ward. Atualmente eu não compro porque acho inútil, mas vejo gente que compra, então sei lá :p

    • João de Faria

      Fala Mario, tudo bom? Pink wards são muito importantes na Season 4 porque elas dão visão permanente de uma área até o final do jogo. Se você usá-las em regiões que você e seu time podem defender você irá ter visão daquele ponto por tempo indeterminado e irá garantir que o outro time também não tem visão. Tente colocá-las nas bushes em circulo próximas do dragon (time roxo) ou baron (time azul) e na bush que fica na entrada dos wraiths de ambos os times.