Support em dez passos #10: Carregando jogos!!

ill-support-you-so-you-can-carry-me-typography-hd-wallpaper-1920x1080-3524

Fala galera, chegamos finalmente ao ultimo passo! Como ultimo post da série irei falar um pouco sobre como carregar um jogo de League Of Legends como support.

Um dos fatores que mais afastam os jogadores da posição de support é o mito da “incapacidade de carregar jogos”. As mudanças que a Riot fez aumentando a quantidade de ouro que os player dessa role ganham deixou as possibilidades de carregar partidas muito mais evidente e acessível aos jogadores menos experientes. Sempre foi possível ser o fator decisivo de jogos como support através do controle de visão e também da sua utilidade em teamfights porém a forma de pensar da comunidade quanto à isso só mudou nessa temporada. No post de hoje, e último da série support em dez passos, irei falar as mecânicas que permitem que um support carregue o jogo.

Win the lane maybe win the game

Uma das maiores fraquezas dos AD Carries é a sua fraqueza no começo do jogo e a sua dependência de itens. Dessa forma, os supports tem um enorme poder em suas mãos no início do jogo. O jogador que souber usar a vantagem da sua role em relação ao AD Carry para controlar a lane no early game e impedí-lo de farmar está contribuindo de forma muito importante para o time, o que eu acho que se encaixa na definição de “carregar” que as pessoas tem. Quando estiver jogando com um support ranged, tente sempre dar um ataque básico no carry inimigo quando ele for dar um last hit, com o tempo isso fará com que ele tenha que escolher entre ficar com o HP baixo e o risco de morrer ou pegar o last hit que ele precisa para comprar itens. Supports melee, no geral são ótimos para preparar ganks e tentativas de all-in na lane, seja paciente e busque as oportunidades certas e sempre veja a posição do jungler inimigo antes de dar engage, a melhor forma de dominar a lane com esse tipo de support é através de engages onde você tenm a vantagem de nível e/ou quantidade de minions no momento da troca. Infelizmente ganhar a lane não é sinonimo de ganhar o jogo, mas é um passo importantíssimo para que isso aconteça com mais facilidade.

Roam to win!

Depois que a lane phase acabar (ou mesmo em alguns momentos especificos dela), impactar as outras lanes é uma ótima forma de carregar o jogo. Gankar uma outra lane junto de seu jungler, invadir a jungle inimiga para conseguir um kill, ou ao menos colocar sentinelas para ter visão do jungler inimigo são ótimos usos de seu tempo depois que a lane phase acabou ou em momentos que você não tem nada o que fazer no bot. É importante lembrar que tentativas de roam que falham no early game podem ter consequências desastrosas: seu AD Carry pode morrer porque não notou que você não estava lá, você pode ficar com uma grande desvantagem de nível ou até mesmo ser morto. Após a lane phase, recomendo que o foco do roam seja apenas a parte inferior do mapa (mid e bot) enquanto o dragão estiver vivo pois aparecer no top pode significar a perda desse objetivo, quando o dragão estiver morto e se você confia que seu AD Carry pode ficar um tempo sozinho farmando, sinta-se livre para gankar e wardar qualquer região do mapa.

Use suas novas ferramentas

Com o aumento do ganho de ouro, os supports hoje em dia tem um acesso muito maior à itens do que antes, além disso o leque de itens de utilidade que se encaixam nessa role aumentou muito da season 2013 para 2014. O bom uso de seu gold e a compra de itens adequados pode ser crucial para decidir a vitória ou derrota de seu time. Itens como o Cadinho de Mikael podem mudar completamente o resultado de uma teamfight sendo uma ferramenta fortíssima de proteção para seus carries. Itens de utilidade, dano e até mesmo resistência (que te permitem ficar vivos mais tempo e usar mais habilidades durante uma teamfight) são importantes quando o tema é “support carry”.

Espero que todos tenham gostado desse post e da série Support em Dez Passos como um todo. Em breve eu pretendo transformar os dez passos em um grande guia e disponibilizar esse material em algum lugar (que ainda não sei onde :p) pra vocês terem acesso à informação completa. Eu vou continuar escrevendo aqui sobre League Of Legends mas provavelmente em uma linha diferente, mais focada em editorial e competitivo e menos em gameplay e guias.

Até semana que vem!