Support em dez passos #4: Runas

runas

Runas são um dos aspectos de personalização do jogo League Of Legends com o objetivo de complementar os atributos dos champions. Existem dezenas de runas, o que permite grande variedade de combinações. No post de hoje irei dar algumas dicas na montagem de rune pages para supports e como evitar alguns erros que são bem comuns.

Quais são as melhores runas?

A utilidade de uma runa depende do champion, da estratégia que está sendo usada e também da preferência do jogador. Entretanto, é importante lembrar a existência de runas primárias e secundárias. Para maioria das runas existe uma versão primária e duas secundárias sendo que a diferença entre elas é que as primárias dão valores de atributos maiores que as secundárias.

Marks primárias:

  • Armor Penetration (+1.28)
  • Attack Damage (+0.95)
  • Attack Speed (+1.7%)
  • Critical Chance (+0.93%)
  • Critical Damage (+2.23%)
  • Hybrid Penetration (+0.9 Armor Penetration / +0.61 Magic Penetration)
  • Magic Penetration (+0.87)
  • Scaling Attack Damage (+0.13 Attack Damage per level, +2.43 at level 18)

Seals primárias:

  • Armor (+1.41)
  • Energy Regeneration (+0.63 Energy Regen / 5 sec)
  • Health (+5.35)
  • Health Regeneration (+0.43 Health Regen / 5 sec)
  • Mana Regeneration (+0.41 Mana Regen / 5 sec)
  • Percent Health (+0.5%)
  • Scaling Armor (+0.15 Armor per level, +2.7 at level 18)
  • Scaling Energy Regeneration (+0.064 Energy Regen / 5 sec per level, +1.15 at level 18)
  • Scaling Health (+1.08 Health per level, +19.44 at level 18)
  • Scaling Health Regeneration (+0.11 Health Regen / 5 sec per level, +1.98 at level 18)
  • Scaling Mana Regeneration (+0.065 Mana Regen / 5 sec per level, +1.17 at level 18)

Glyphs primárias:

  • Ability Power (+1.19)
  • Cooldown Reduction (+0.83%)
  • Energy (+2.2)
  • Mana (+11.25)
  • Magic Resist (+1.34)
  • Scaling Ability Power (+0.17 Ability Power per level, +3.06 at level 18)
  • Scaling Cooldown Reduction (+0.06% Cooldown Reduction per level, +1.11% at level 18)
  • Scaling Energy (+0.161 Energy per level, +2.89 at level 18)
  • Scaling Mana (+1.42 Mana per level, +25.56 at level 18)
  • Scaling Magic Resist (+0.15 Magic Resist per level, +2.7 at level 18)

Montando um runepage de support:

Maioria dos erros cometidos por jogadores pouco experientes podem ser resolvidos com duas regras que eu criei (lembrando que toda regra tem suas exceções):

  • Sempre use runas primárias. O uso delas irá maximizar os atributos que você irá ganhar.
  • Nunca use runas que dão atributos por nível. Como support você terá de se impor durante a lane phase e runas que dão os atributos que você precisa desde o nível 1 são mais efetivas.

Apesar das regras ajudarem os jogadores com quase nenhuma experiência de jogo, tenho mais dicas na montagem de runepages:

  • Use as Seals (amarelas) de armor. No metagame atual você sempre estará jogando contra um AD Carry na lane fazendo com que essa redução de dano seja importante, além do fato de que essas runas reduzem o dano de creeps e torres.
  • Use as Glyphs (azuis) de Magic Resist (exceto quando você estiver jogando como Mage Support). Todos os champions usados nessa role tem uma quantidade razoável de dano mágico e diminuir esse dano irá fazer com que você vença a lane mais facilmente o que pode gerar um snowball, aumentando suas chances de vitória.
  • Evite runas que não dão atributos de combate. Runas como Experience, Gold e Movement Speed maioria das vezes irão fazer com que sua lane phase seja mais fraca o que pode ser o motivo do seu time perder a partida.

Runepages de supports:

Para finalizar o post, criei um runepage para cada categoria de support.

Mage supports:

Mage support

Esse runepage segue todas as dicas e regras que eu mencionei anteriormente. O objetivo dessa página é maximizar o dano de suas habilidades no early game com as runas de Ability Power e Magic Penetration e ter um pouco de resistência com as Seals de Armor. A única possível alteração que eu vejo nesse runepage é trocar as Marks de Magic para Hybrid Penetration em champions de range alto como Annie e Zyra para aumentar o dano de seus auto-attacks.

Utility supports:

Utility Support

Assim como o runepage para mage supports, todas as dicas e regras foram aplicadas aqui também. As runas de Health, Magic Resist e Armor diminuem a fragilidade dos Utility Supports durante a lane phase em conjunto do dano extra ganho com as runas de Magic Penetration. As mudanças que podem ser feitas nessa página estão nas marks: use Hybrid Penetration em champions que se beneficiam de auto attacks como a Sona (Power Chord), Lulu (Pix, Faerie Companion) e Karma (Gathering Fire) ou Armor para champions que você irá jogar de forma extremamente passiva como Janna e Soraka.

Tank supports:

Tank support

A única regra que quebrei nessa rune page foi o uso das Marks de Armor, que são runas secundárias. Só fiz isso pelo fato que meu objetivo com tank supports é maximizar sua resistência fazendo com que runas como Magic Penetration, Hybrid Penetation e Attack Damage sejam menos úteis apesar de serem substituições viáveis. Com essa quantidade de Armor e Health extra desde o começo do jogo você poderá jogar de forma extremamente agressiva sem tomar muito dano.Uma outra alteração que pode ser feita é o uso de Quintessences de Movesment Speed (quebrando outra regra) em champions como o Taric que precisa ficar próximo dos inimigos para ser útil mas não tem nenhum Gap Closer para isso.

Bem, esse post ficou bem grandinho, mas deu para mostrar tudo que eu tinha de falar em um nível básico sobre runas sem deixar de me aprofundar no conteúdo. Espero que todos tenham gostado e se não gostaram me falem o motivo pois quero melhorar cada vez mais a qualidade de meus posts. Um abraço e até a próxima.