Support em dez passos #7: Controle de visão (na prática)

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Depois de entender os principais conceitos relacionados ao controle de visão e reconhecer sua importância, chegou a hora de aplicá-los. Com as mudanças no sistema de wards, é importante que o Support saiba quais regiões do mapa precisam de sentinelas e quais os pontos ideais para colocá-las. É impossível ter uma abordagem completa sobre o assunto pois isso varia em função da situação do jogo porém com irei falar um pouco sobre os contextos mais comuns em três grandes tópicos: Lane Warding, Offensive Warding e Defensive Warding.

Lane Warding:

O objetivo das wards durante a lane phase é evitar possíveis ganks efetuados pelo jungler ou midlaner inimigo. Esse será o único tópico que eu farei distinção entre times roxo e azul pois as diferenças entre as posições de sentinelas são relevantes.

Time Azul:

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  1. Essa ward permite que os ganks do jungler e do midlaner sejam identificados rapidamente.
  2. Essa ward permite que junglers como Lee Sin, Kha’Zix e qualquer outro com alguma mobilidade sejam vistos caso eles tentem evitar a Ward 1.

Time Roxo:

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  1. Essa ward é a mais comum e dá visão da principal rota dos junglers do time azul: a tribush.
  2. Muitas vezes não é seguro colocar a ward 1 fazendo com que o posicionamento dessa seja viável. Além disso essa Ward dá visão de um possível gank do midlaner inimigo ou do jungler caso ele faça uma rota alternativa.

Ambos os times:

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O uso de wards nas bushes é muito comum para saber se o jungler inimigo está ou não em sua lane dependendo do posicionamento de seus minions porém elas são muito mais situacionais do que as mencionadas anteriormente para cada time.

Offensive Warding:

Esse posicionamento de wards deve ser usado quando seu time está em vantagem e tem como objetivo aumentar essa vantagem e criar o efeito bola de neve através de pick-offs e counter jungle. Os exemplos usados foram feitos do ponto de vista do time azul porém a Summoner’s Rift é praticamente simétrica fazendo com que seja possível ter as mesmas wards no time roxo. Os posicionamentos de ward mais comuns para offensive warding são:

Ward no Blue Buff inimigo pode ser útil tanto para dar pick-offs como para negar esse recurso de seus inimigos.

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A Ward próxima aos lobos e Blue Buff é boa para controlar a passagem de inimigos tanto para o Blue como possivelmente para a região do Dragão.

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Essa deep Ward é muito útil quando seu time está tentando derrubar as torres “nível 2” do mid e do bot (ou mid e top para o time roxo) pois permite que você veja as rotações defensivas dos inimigos nessa região.

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A Ward ao lado dos Wraiths permite que você e seu time tenham controle desses monstros neutros, abre possibilidade para pick-offs além de proteger seu time enquanto você rouba o Red Buff.

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Essa Ward dá um ótimo controle da jungle inimiga: dá visão de quem está rodando do mid para o top (ou bot para o time roxo), de quem está tentando farmar o Red Buff além de que dá visão desse buff dependendo do posicionamento da Ward dentro da bush.

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A Ward na entrada da jungle é uma boa pedida quando você destruiu somente as torres “nível 1” de seus inimigos pois ela identifica todas as possíveis rotações do time inimigo na região da jungle deles em direção ao rio.

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Defensive Warding:

Esse posicionamento de wards deve ser usado quando seu time está em desvantagem e tem como objetivo fazer com que seu time retome o controle da partida através de kills em inimigos isolados de seu time, evitando counter jungle ou mesmo dando segurança nas rotações de seu time. Os exemplos usados foram feitos do ponto de vista do time azul porém a Summoner’s Rift é praticamente simétrica fazendo com que seja possível ter as mesmas wards no time roxo. Os posicionamentos de ward mais comuns para defensive warding são:

Essa Ward é muito útil quando seu time está defendendo dentro da base, serve para evitar skillshots vindo das laterais da lane que muitas vezes podem se traduzir em uma morte e talvez na torre sendo defendida.

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Essa Ward é muito útil quando seu time está defendendo dentro da base, serve para evitar skillshots vindo das laterais da lane que muitas vezes podem se traduzir em uma morte e talvez na torre sendo defendida.

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Essa Ward pode ser colocada na parte de dentro da sua jungle e tem como função proteger a entrada do seu Blue Buff.

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Essa Ward também serve para proteger seu Blue Buff e os outros monstros neutros da mesma região. Pode ser facilmente substituída por uma pink Ward se posicionada dentro da bush circular no rio.

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Essa Ward é muito boa para defender a parte da jungle onde está seu Red Buff e os Wraiths. Quando se está em desvantagem muitas vezes essa região é invadida por seus inimigos na tentativa de roubar esses monstros ou mesmo para dar pick-offs. Pode ser facilmente substituída por uma pink ward se colocada dentro da bush.

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Quando suas torres “nível 2” caíram, essas duas wards irão proteger seus monstros da jungle e impedir que eles sejam roubados e também evitam armadilhas feitas pelos seus inimigos.

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Além dessas wards que devem ser usadas ofensiva ou defensivamente, não podemos esquecer de ter visão dos principais monstros neutros do jogo:

O Dragão

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E o Barão.

Bem pessoal, por hoje é só, peço desculpas pela demora nos posts mas é que a faculdade tem sido bem puxada nas últimas semanas além de uns imprevistos chatos que andam me atrasando mas irei me esforçar para voltar à postar toda quinta-feira para poder terminar os dez passos antes da Copa porque #VaiTerCopaSim. Espero que todos tenham gostado do post apesar de que há muito mais conteúdo que pode ser mencionado de outras formas mas fiquem de olho que em breve farei algumas surpresinhas para vocês.