Support em dez passos #8: Itens Essenciais.

undo-button

Fala galera! Depois de um longo intervalo, estou de volta com o support em dez passos. No post de hoje irei falar sobre itens que você sempre terá de fazer, também conhecido como “Core build”. O build complementar é nosso próximo assunto então sem pânico, logo falarei de mais itens.

Pedra da visão:

Esse item é essencial e em praticamente todas as partidas você vai precisar dele para cumprir seu papel como support em uma partida. Quando usado em seu potencial máximo, esse item economiza 75 de ouro por minuto com as sentinelas que você coloca no mapa.

Itens de geração de ouro:

Um dos problemas dos supports é o seu ganho de ouro que é inferior à das outras posições. Para resolver esse problema, a Riot criou itens que dão ouro ao longo do tempo ou através de passivas que eles têm. Existem três itens de geração de ouro e eu irei compará-los em diferentes aspectos e por fim vou explicar qual os campeões e situações adequadas para comprar cada um deles.

Atributos:

Além da geração de ouro, todos os itens dão atributos. Desde o patch 4.3 todos os itens têm 10% de redução de tempo de recarga então eu não irei considerar esses atributos já que nenhum dos três itens tem vantagem nesse aspecto.

  • Escudo Relicário/Braçadeira de Targon/Face da Montanha: Todos esses itens dão vida e os upgrades regeneração de vida. Vida é um ótimo atributo para a lane phase e teamfights pois permite que você sobreviva mais tempo durante as teamfights.
  • Gume do Ladrão Arcano/Presas Gélidas/Asserção da Rainha Gélida: Todos esses itens dão poder de habilidade e os upgrades regeneração de mana. Poder de habilidade é um atributo bom para mage supports pois eles têm um ratio de AP alto fazendo com que seu dano aumente bastante.
  • Moeda Antiga/Medalhão do Nômade/Talismã da Ascenção: Todos esses itens dão regeneração de mana e os upgrades regeneração de vida. Ambos os atributos são muito ruins tanto na lane phase como em teamfights com raras exceções de lanes extremamente focadas em poke sem nenhum potencial de finalizar as mortes.

Ativa:

Todos esses itens tem uma ativa que permitem que o jogador auxilie seu time através dessa habilidade extra que o item dá.

  • Face da Montanha: ótima ativa para a proteção de alvos com pouca resistência pois os campeões que compram esse item tendem a ter vida alta pelos seus atributos e itens mais comuns feitos neles. Outra forma de aproveitar essa habilidade é usar nos campeões de sua frontline (preferencialmente assassinos) para maximizar o burst de seu time na backline inimiga.
  • Asserção da Rainha Gélida: boa ativa para perseguir um inimigo ou escapar de uma luta que não deu certo. Apesar de não dar dano (140 de dano mágico quando você está no nível 18), 80% de slow por 2 segundos provavelmente bastará para garantir a morte de um inimigo ou a fuga de seu time.
  • Talismã da Ascenção: na minha opinião a melhor ativa entre os itens de ouro. A habilidade tem a mesma função que a Asserção da Rainha Gélida porém permite que seu time inteiro corra para fugir ou matar o inimigo e também pode ser usada para fazer rotações no mapa.

Geração de ouro:

Por último, mas não importante, irei analisar o quanto cada item gera de ouro já que esse foi o principal objetivo da Riot quando criou esses itens. Infelizmente terei de mostrar números, coisa que muita gente não gosta mas acho que eles são bem simples de se entender.

Explicando a tabela:

  • Global Gold se refere à quantidade de ouro que você irá ganhar sem usar a passiva do item. Essa informação está ligada ao “atributo” ouro à cada 10 segundos que cada item dá no período de um minuto.
  • Gold (Passive) se refere à quantidade de ouro que você irá ganhar considerando somente a passiva de cada item no período de um minuto.
  • Gold Total se refere à soma do Global Gold e Gold (Passive) no período de um minuto.
  • Os cálculos feitos para o Escudo Relicário e Braçadeira de Targon foram feitos baseados na quantidade de cargas que são geradas em um minuto e considerando que cada minion irá dar 20 de ouro (valor que o melee minion dá na primeira onda, lembrando que esse número aumenta durante o jogo).
  • Os cálculos feitos para a Moeda Anciã e Medalhão do Nômade considera que em um minuto 12 minions inimigos irão morrer (esse número ignora o siege minion que aparece à cada 90 segundos).
(Clique para ampliar)
(Clique para ampliar)

A tabela nos diz que o Gume do Ladrão Arcano e as Presas Gélidas são os itens que geram mais ouro quando os comparamos itens nível 1 entre si e fizermos os mesmos com os upgrades. Porém é importante lembrar a distorção desses resultados pois conforme o tempo passa a efetividade do Escudo Relicário e Braçadeira de Targon aumenta pois o ouro que eles dão aumentam ao longo da partida.

Os itens que podem ser upados para a Face da Montanha e a Asserção da Rainha Gélida são os que geram mais ouro porém é importante considerar que após a lane phase você terá menos chances de usar a passiva desses itens (as pessoas ainda não acostumaram em deixar o support farmar e é arriscado demais se expor e usar as habilidades em seus inimigos só para ganhar o gold extra). Enquanto isso, a Moeda Anciã e o Medalhão do Nômade irão te dar uma quantidade de ouro praticamente constante durante o jogo todo.

Então… Qual comprar?

  • Escudo Relicário/Braçadeira de Targon/Face da Montanha: Ideal para supports melee pois eles se beneficiam do HP extra e a execução da passiva anula uma das maiores deficiências desses supports: a baixa capacidade de empurrar a lane.
  • Gume do Ladrão Arcano/Presas Gélidas/Asserção da Rainha Gélida: Praticamente obrigatório em Mage Supports pois eles têm ratios de AP altos fazendo com que esse item aumente seu dano absurdamente e em Poke supports pois eles podem facilmente usar a passiva dele.
  • Moeda Antiga/Medalhão do Nomade/Talismã da Ascenção: É a opção que resta para os supports ranged sem a capacidade alta de poke como a Janna. Apesar dele ser “must buy” em poucos supports, é um item que se encaixará em praticamente qualquer campeão e team composition graças à sua ativa de utilidade enorme.

Botas:

Assim como a Pedra da Visão, é um item que você irá precisar praticamente todo jogo para que você tenha seu potencial maximizado. Ao contrário da Sightstone, existem várias opções de bota eu irei analisar quais as melhores situações para cada uma delas, as botas que não considero tão boas em supports.

  • Botas Ionianas da Lucidez: Boa opção para supports que são dependentes de habilidades com tempos de recarga altos. NÃO INDICADA PARA MELEE SUPPORTS.
  • Botas da Mobilidade: Ideais para situações onde seu objetivo é dar roam e impactar as outras lanes com ganks.
  • Passos de Mercúrio: Opção defensiva contra composições com muito dano mágico e/ou muitos disables.
  • Sapatos do Feiticeiro: Conveniente para Mages ou Poke supports quando o time precisa de mais dano. NÃO INDICADA PARA MELEE SUPPORTS.
  • Tabi Ninja: Opção defensiva contra times com muitos campeões dependentes de auto-attacks e/ou muito dano físico.

Tanto as Botas Ionianas da Lucidez como os Sapatos do Feiticeiro não são recomendados para Melee pois elas não dão atributos que eles precisam. Melees tendem à estar em posições que podem ser focados e tomar muito dano logo as opções defensivas são muito boas neles, as Botas da Mobilidade também são viáveis pois ajudam campeões como Leona e Blitzcrank à se posicionar e acertar seus skillshots.

Na minha opinião, a ordem ideal dos itens é começar com um item de geração de ouro, um totem da vigilância e poções, na primeira ida à base fazer o upgrade nele e comprar um cristal de rubi. Na sua segunda ida à base comprar a Pedra da Visão, trocar sua trincket para a Lente detectora e por fim comprar a bota básica. Obviamente não é sempre que você irá conseguir comprar os itens exatamente nesse timing mas acho que a forma ideal de jogar solo queue é investir primeiro no seu item de ouro, em seguida comprar a Pedra da Visão e por fim sua bota. Apesar disso, não levem tudo que eu falo ao pé da letra e se você prefere comprar a Pedra da Visão em sua primeira ida à base sinta-se a vontade.

Peço desculpas pelo sumiço e pela demora nas postagens e espero que todos tenham gostado do post. Um abraço e até a próxima!