Support em dez passos #9: Itens complementares

1354671185

Fala galera, como falei semana passada hoje iremos continuar a falar de itens de support. No post anterior, discutimos sobe os três itens que compõe a “core build” de um support e nesse iremos falar da “post core” ou dos itens complementares dos champions dessa role. Eu não irei falar de todos os itens do jogo por motivos óbvios então só mencionarei os itens que considero viáveis em supports no estado atual do jogo.

Itens de utilidade:

Esses itens tem como principal atrativo suas auras e habilidades extras que permitem que o jogador auxilie seu time através dessas ferramentas. Esse tipo de item funciona bem em qualquer tipo de support quando feito na situação adequada.

Arauto de Zeke:
Deve ser comprado quando seu time possui muito mais dano físico do que mágico. A aura desse item representa algo próximo de um Cetro Vampírico e uma Espada Longa extras no inventário de seus aliados. Imagine que seu top e o midlaner do seu time se beneficiem de ambos os atributos, incluindo o AD Carry nessa conta, o item representa quase 3600 de ouro extra na forma de atributos para seu time durante uma fight. O preço do item com certeza é seu ponto fraco além do fato de que você praticamente não irá aproveitar o attack damage e lifesteal que o item dá.

Cadinho de Mikael:
A habilidade extra com certeza é o que faz esse item ser comprado. Sendo praticamente uma mistura das sumoner spells heal e cleanse, o uso adequado desse item pode fazer com que teamfights sejam vencidas com facilidade mesmo que algum de seus aliados cometa um erro de posicionamento. São raras as situações onde o time inimigo não tenha nenhum disable para que você possa comprar o item fazendo com que ele seja praticamente um must-buy para supports que defendem a backline de seu time. O ponto fraco desse item com certeza são os atributos que ele dão que nem sempre serão úteis (com exceção do cooldown reduction): nem todo support precisa da quantidade de regeneração de mana que esse item dá e 40 de Magic Resist é muito pouco para um investimento de 2450 de ouro. Após as mudanças no patch 4.10 a Riot conseguiu balancear o item fazendo com que o jogador tenha que escolher entre a utilidade de ativa ou investir em outros itens que podem torná-lo mais resistente.

Sombras Gêmeas:
Apesar de não ser um item tão popular eu o acho ótimo pela versatilidade que sua ativa trás. Com os fantasmas que o item solta é possível perseguir inimigos, fugir deles ou até mesmo saber em qual região do mapa eles estão. Movement Speed é um atributo muito bom após a lane phase pois facilita a sua movimentação no mapa para wardar  e também para se posicionar durante as teamfights, Cooldown Reduction provavelmente é o atributo mais importante para um support depois de sua resistência (Armor, Magic Resist e Health) porém nem todos os champions tem bons ratios para se aproveitar dos 80 de Ability Power que esse item dá. A ausência de atributos defensivos e a presença de Ability Power nesse item são seus pontos fracos e é o que faz com que ele seja tão situacional.

Turíbulo Ardente:
Assim como as Sombras Gêmeas, esse item é extremamente situacional. Para começo de conversa, somente campeões com heals e shields podem fazer uso de sua passiva. Em segundo lugar, é necessário que existam campeões que tem seus ataques básicos como principal fonte de dano para se beneficiarem do attack speed extra que esse item dá. Por último, mas não menos importante, tem de existir uma compatibilidade entre o support que você está jogando e o alvo da passiva (se você está jogando com um support frágil como a Janna, não será possível usar seus escudos em um Jax que estará muito mais avançado do que você em uma teamfights). Todas essas circunstâncias situacionais junto dos atributos que o item dá fazem com que ele quase nunca seja comprado em jogos de alto nível. Porém vamos lembrar que esse item dá um valor parecido com o do Arco Recurvado em forma de atributos podendo ter grande impacto nas lutas se usado em campeões como Tristana e Kog’Maw.

Itens de Resistência:

Esses itens tem como objetivo aumentar a sua sobrevivência durante teamfights permitindo que você fique vivo por mais tempo e possa usar mais habilidades para ajudar seu time. Esse tipo de item é uma boa escolha para supports melee e também para ranged em situações que você está morrendo muito rápido ou morrendo demais.

Coração Congelado:
Uma ótima opção de item defensivo contra times muito focados em dano físico à base de auto attacks. Esse item é ótimo contra champions como Kog’Maw, Vayne, Jax, Tristana porém não é a melhor opção contra champions como Renekton, Lucian, Graves e Corki. É muito comum iniciantes na role comprarem esse item visto a importância de cooldown reduction em supports porém quando se está comprando um item defensivo deve-se pensar primeiro na sua sobrevivência e deixar atributos extra como mana e cooldown reduction de lado.

Medalhão dos Solari de Ferro:
Eu o considero como item de resistência mágica coletivo pois ele aumenta o Magic Resist de seus aliados próximos além do shield que ajuda seu time à absorver uma boa quantidade de dano (se você usar esse item e atingir seus quatro aliados no nível 11 ele dará um total de 800 de HP extra em forma de escudo para seu time). Esse item é uma boa compra quando o time inimigo tem muito dano mágico em área e/ou muito dano mágico e seu time não tem nenhum item de Magic Resist.

Presságio de Randuin:
O melhor item contra dano físico do jogo no geral. Além de te dar armor, dá uma quantidade enorme de health fazendo com que você seja muito resistente contra dano físico mesmo se desconsiderarmos sua passiva. A ativa desse item é extremamente versátil e pode ser usada para dar slow na backline inimiga com supports que dão engage ou mesmo usado para fugir de seus inimigos, também pode ser usado para dar slow na frontline inimiga com supports que tem como foco proteger seus carries. É o item “go-to” quando se está tomando muito dano físico.

Semblante Espiritual:
Esse item só funciona para supports com curas, preferencialmente curas em área ou em vários alvos. É uma opção válida quando se precisa de resistência mágica e seu time já fez itens para se proteger desse tipo de dano te dando liberdade de comprar um item de Magic Resist “individual”. Health e cooldown reduction são ótimos atributos em support e 20% à mais de self-heal muitas vezes pode ser a diferença entre a sua vida ou morte durante uma teamfight.

Véu da Banshee:
Assim como o Semblante Espiritual, é um item de resistência mágica “individual” e deve ser comprado se o resto de seu time já estiver protegido contra dano mágico. É um item mais versátil que o Semblante pois não tem sua eficiência limitada para supports com heals. Dá 50 de HP à mais que o Semblante e a mesma quantidade de Magic Resist além da passiva sensacional que pode bloquear habilidades importantes do time inimigo podendo mudar o rumo de uma teamfight.

Itens de dano:

Esses itens só são viáveis em Mage Supports pois eles são os únicos que se adaptam bem em dar dano além da utilidade para seu time. É importante ressaltar que apesar disso, Mage Supports também podem fazer itens de resistência e utilidade dependendo da situação da partida fazendo com que os itens de dano sejam apenas uma opção extra para esse tipo de support.

Amplulheta de Zhonya:
Mesmo sendo um item de dano, pode ser considerada uma opção defensiva para Mage Supports, o uso adequado da ativa desse item permite que você deixe de tomar uma grande quantidade de dano principalmente contra champions com alto burst. Supports como a Morgana que precisa pular no time inimigo para iniciar se beneficiam mais desse item do que os que tem range alto em suas habilidades.

Cajado do Vazio:
Normalmente um item que você só irá fazer se sua pós-core build for focada totalmente em causar dano. Esse item deve ser comprado caso o time inimigo tenha muita resistência mágica e se você já tiver uma boa quantidade de ability power para aumentar o dano de suas habilidades.

Ladrão de Almas de Mejai:
É um item de snowball e depende de sua performance para definir sua efetividade. O investimento nele é compensado quando você tem cinco cargas fazendo com que ele tenha o custo-benefício na mesma proporção. Quando com 20 stacks esse item tem uma eficiência de ouro superior à 350% quando comparado ao retorno em atributos. Recomendo que esse item seja feito em situações onde você não esteja morrendo muito pois assistências são relativamente fáceis de conseguir fazendo com que não morrer seja a parte dificil de fazer esse item ser explorado ao máximo.

Sufocamento ígneo:
Esse item é ideal em champions que dão uma grande quantidade de dano em uma rotação de habilidades. Quando esses campeões são combinados com esse item é muito fácil você matar os alvos menos resistentes em um combo de skills causando um impacto positivo grande para seu time durante uma teamfight. Esse tipo de item fica melhor ainda quando seu time tem assassinos que dão dano mágico como a Ahri pois ela também se beneficia da amplificação de dano mágico desse item.

Tormento de Liandry:
Boa opção em supports que tem habilidades de cooldowns baixos e/ou hablidades que dão dano ao longo do tempo fazendo com que a passiva do item cause o máximo de dano possível. Um dos champions que funcionam bem com esse item é a Zyra já que ela tem duas formas de reduzir a mobilidade de seus inimigos com o seu snare e o slow das plantas dobrando o dano causado pelo item além de que as plantas por si só conseguem ativar a passiva com facilidade por um bom tempo.

Espero que todos tenham gostado do post e que ele tenha ajudado vocês na hora de completar os seus seis itens de support. Um abraço e até semana que vem com o último post do support em dez passos.

Um abraço.