Tudo que a Nintendo mostrou hoje do Wii U

A Nintendo não gosta de seguir tendências. Enquanto Sony e MS planejavam gráficos excelentes em seus consoles da geração atual, a Big N resolveu priorizar diversão e inovação com o WiiMote, e ela está fazendo isso de novo lançando o Wii U antecipadamente com um tablet como controle.

Outra tendência que ela parou de seguir nos últimos anos foi a de fazer uma E3 fantástica, preferindo anunciar jogos grandes em conferências fechadas, e não preciso dizer que ela repetiu isso também, né? Hoje, em dois eventos fechados para imprensa no Japão e nos EUA – mas com transmissão pela internet -, a empresa revelou tudo que faltava para sabermos sobre o Wii U.

Vamos começar com o que mais importa: apesar de não termos informações sobre o Brasil, o console vai chegar aos Estados Unidos no dia 19 de novembro por 300 dólares na versão mais básica e 350 na Deluxe. A primeira vem com o console branco de 8GB de memória e acompanha GamePad, cabo HDMI, cabo de força e sensor bar, enquanto a mais cara tem o Wii U preto de 32GB de memória, tudo que a anterior tem e mais uma base para o console, uma para o controle, uma base carregadora para o GamePad e Nintendo Land. Quem optar por essa versão também ganha uma assinatura da Nintendo Network Premium, serviço que dá 10% de desconto em compras no console e pontos para serem gastos no eShop, válida até 2014.

As especificações técnicas do console foram todas mostradas no evento e estão listadas no final desse post, depois do pulo. Antes de falar de jogos, no entanto, vamos falar de coisa boa, vamos falar da nova Nintendo TVii, a função que transforma o GamePad num mega controle de TV, integrando Hulu, Amazon Video, Netflix e outros para você poder programar o que quer assistir desses serviços na hora que quiser. O TVii é gratuito, mas não anula a necessidade de assinatura de Netflix e afins.

Agora sim é hora de joguinho, com 50 confirmados para a janela de lançamento do Wii U, entre 18 de novembro e o fim de março. Os grandes destaques ficaram por conta da Activision, que mostrou Skylanders Giants, 007 Legends, Transformers Prime, Wipeout 3 e finalmente confirmou Black Ops 2 no console, versão que terá um modo multiplayer em que uma pessoa joga na TV e outra no GamePad, algo genial e que ninguém iria reclamar se funcionasse no online também.

Outras empresas também mostraram suas cartas durante a conferência: Capcom revelou Monster Hunter 3 Ultimate para 3DS e Wii U, Disney falou de Epic Mickey 2: The Power of Two e a Platinum Games renomeou Project P-100 para The Wonderful 101 e revelou Bayonetta 2, exclusivo para o novo console da Nintendo.

Sentimos muito a falta dos jogos da própria empresa, que não mostrou nem como andam as coisas com o novo Super Smash Bros., muito menos novos jogos. Mesmo assim, o evento foi grande o suficiente até para surpreender o analista Michael Patcher, sempre céptico, então vamos dar uma trégua a ela por hoje.

Especificações técnicas do Wii U (via UOL Jogos):

Processador central: Processador de arquitetura Power, da IBM, com múltiplos núcleos.
Processador gráfico: Tecnologia Radeon HD, da AMD, da linha RV770, usado nas placas da série HD 4000.
Mídia: Formato proprietário do Wii U – Disco de 12 cm com capacidade de 25 GB por camada (similar ao Blu-ray); Formato proprietário do Wii – Disco de 12 cm com capacidade de 4,7 GB por camada.
Armazenamento: Interno – Memória flash de 8 GB ou 32 GB; Externo – Há entrada para cartões SD e discos rígidos.
Conectores: Quatro portas USB 2.0, porta para a Sensor Bar, saída de áudio e vídeo multi, porta HDMI 1.4.
Definição de vídeo: De 480i a 1080p (full HD) de resolução.
Dimensões: 46 mm (altura) x 172 mm (largura) x 268,5 mm (comprimento).
Peso: 1,5 kg.

Jogos da janela de lançamento do console (entre 18 de novembro de 2012 ao fim de março de 2013 – via Arena iG):

– 007 Legends 
– Aliens: Colonial Marines 
– Assassin’s Creed 3 
– Batman: Arkham City – Armored Edition 
– Ben 10: Omniverse 
– Cabela’s Dangerous Hunts 2013 
– Call of Duty: Black Ops II 
– Darksiders 2 
– Disney Epic Mickey 2: Power of Two 
– EA Sports FIFA Soccer 13 
– Family Party: 30 Great Games 
– Funky Barn 
– Game & Wario 
– Game Party Champions 
– Jeopardy 
– Jett Tailfin 
– Just Dance 4 
– Lego City Undercover 
– Madden NFL 13 
– Marvel Avengers: Battle for Earth 
– Mass Effect 3 
– Monster Hunter 3 Ultimate 
– Nano Assault Neo 
– NBA 2K13 
– New Super Mario Bros. U 
– Ninja Gaiden 3: Razor’s Edge 
– Nintendo Land 
– Pikmin 3 
– Rabbids Land 
– Rapala Pro Bass Fishing 
– Rayman Legends 
– Rise of the Guardians: The Video Game 
– Runner 2: Future Legend of Rhythm Alien 
– Scribblenauts Unlimited 
– Sing Party 
– Skylanders Giants 
– Sonic & All-Stars Racing Transformed 
– Sports Connection 
– Tank! Tank! Tank! 
– Tekken Tag Tournament 2 
– Toki Tori 2 
– Transformers Prime 
– Trine 2 Director’s Cut 
– Warrios Orochi 3 Hyper 
– Wheel of Fortune 
– Wii Fit U 
– WipeOut 3 
– The Wonderful 101 
– Your Shape Fitness Evolved 
– ZombiU 
– Zumba Fitness Core 

About Luigi Olivieri

Membro fundador dessa página maravilhosa que chamamos de PlayerTwo.com.br. Mestre pokémon, fã de rogue-likes e tuiteiro de plantão.