Sony anuncia Vita TV, um “console portátil de mesa”

Dia 9 de Setembro foi um dia pra entrar na história da Sony. A gigante nipônica realizou uma conferência para mostrar novidades de seus consoles – PS3, PS4 e PS Vita – e pode-se dizer que muita gente foi pega de surpresa por suas revelações. Deixando de lado o velho conhecido PS3 e seu irmão PS4 que ainda está por vir o foco hoje é o PS Vita. Por quê? Porque não só um novo modelo – que já era esperado – foi anunciado, mas dois. E o segundo tem tudo pra dar certo. Conheçam o PS Vita Slim e o PS Vita TV!

Começando pelo Slim, suas diferenças agradam de um lado e pecam de outro: agora o portátil contará com 1gb de memória interna, o que é bom porque até para acessar a internet com aparelho era necessário seu cartão de memória; sua bateria durará 1 hora a mais e, por fim, sua nova tela será de LCD (mais barata), ao contrário da OLED. Uma outra mudança deveras bem vinda é o fato de que agora o aparelho utilizará entrada micro USB – a convencional -.

Partindo agora para o Vita TV, a pergunta que não quer calar: afinal de contas, o que diabos é isso? É um Vita? Um aparelho de streamer de jogos? Roda Crysis? Sim, sim e não. A Sony resolveu apostar numa ENORME inovação ao anunciar o novo modelo do seu portátil, que também será capaz de rodar jogos de PSP e PSX. Com um design BEM DIFERENTE o aparelho não virá com tela e será necessário uma TV e um Dualshock 3 para funcionar devidamente.

Para deixar as coisas bem claras eis algumas informações a respeito do Vita TV:

  • Ele é um PS Vita, tem entrada para cartões de memória e lê os games do portátil;
  • Além de rodar jogos de Vita rodará também jogos de PSP e PSX;
  • Serviços como Netflix e Hulu estarão disponíveis;
  • APARENTEMENTE o aparelho não possui Wi-fi, sendo necessário um cabo ethernet para conectá-lo a internet;
  • Ele usará um Dualshock 3 para jogar os jogos. Isso quer dizer que nem todos os jogos funcionarão de maneira correta, levando em conta a falta da touchscreen;
  • Ele necessitará de uma TV para funcionar;
  • Você poderá fazer remote play com o PS4;

Essas são algumas das informações sobre o que podemos esperar a respeito. Particularmente falando acho que essa jogada foi feita na melhor hora possível, ainda mais dando suporte ao PS4, o novo carro-forte da empresa. E mesmo que o Vita nunca chegue aos pés do 3DS em questão de vendas, saber que sua pré-venda já está esgotada na Amazon japonesa nos faz perceber que ainda temos muito competição entre os dois pequenos gigantes pela frente.

Lembrando a todos que o lançamento do PS Vita Slim será no dia 10 de Outubro e do PS Vita TV será dia 15 de Novembro, ambos no Japão, e por enquanto a Sony tem planos de deixar o Vita TV apenas no oriente.

About Kaio Rodrigues

Único sobrevivente dessa página maravilhosa chamada PlayerTwo.com.br, junto com o fundador. Amante de jogos independentes de fan-made, passo parte do meu tempo sonhando em um dia ser jornalista de games.